Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Geovision › Geovision em 02 pcs diferentes com as mesmas câmeras…
- Este tópico contém 11 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 16 anos, 2 meses atrás por Eng° Marcelo Peres.
-
AutorPosts
-
4 de setembro de 2008 às 02:40 #26214Eng° Marcelo PeresMestre
Olá amgio,
Dependendo da distância das câmeras pode dar perda de sinal, o ideal seria colocar um distribuidor de vídeo para dividir o sinal eletronicamente com amplificação e isolação. Ou quem sabe até um chaveador.
Mas acredito que com um servidor bem dimensionado com componentes de qualidade e uma menutenção periódica não seja necessário utilizar dois servidores para distribuir a carga, como idéia você poderia criar um servidor e deixar o outro como backup em caso de falha.
4 de setembro de 2008 às 22:18 #26233Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteBem, eu tava pensando em fazer assim: pegar os dois conectores (que vão na GV800) que recebem os fios das câmeras (08 em cada, no caso) e colocar um cabo Y em cada um (já sei como inverter as pontas do cabo y pra dar certo). De cada cabo Y, eu ligo uma ponta em cada placa em um pc diferente (02 pcs com 02 gv800). De dia eu deixo um ligado e o outro desligado. À noite eu inverto. Os pcs vao ficar um do lado do outro, e os cabos y são de apenas 20 centímetros. Assim vou ter perda de sinal, ou interferência, ou algum outro problema ou vai funcionar direito? Obrigado.
4 de setembro de 2008 às 22:21 #26234Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteE vou usar tambem um chaveador pra ligar as duas CPUS no monitor.
5 de setembro de 2008 às 01:04 #26239Eng° Marcelo PeresMestreO caso de perda de sinal seria em relação a questão da impedância por estarem duas entradas alimentadas pelo mesmo sinal, no caso estariam em paralelo reduzindo a impedância da carga de 75 ohms para a metade o que poderia ocasionar problemas. O sinal também poderia sofrer degradação dependendo da distância da câmera,chegando aos servidores em um nível mais baixo influindo também na capacidade de divisão.
Não cheguei a testar com uma placa em paralelo desligada, não sei se a carga é mantida, mas câmeras ligadas em dois dispositivos ativos com baixa impedância de terminação (75 ohms cada) muitas vezes tem uma imagem muito escura, ou até redução de qualidade.
Mas o teste é válido.
5 de setembro de 2008 às 01:46 #26246yogiParticipanteOlá…
Acho que funciona bem usando tal Y, desde que não tenha longa distância das câmeras ao servidor. Senão é bom usar distribuidor de vídeo para não perder intensidade do sinal.
Como colega mpperes disse, tbém não sei se tem divisão de sinais mesmo que outro micro esteja desligado.Não tenho nada contra o que o colega pretende fazer.
Mas não entendi muito bem. Por que não só um servidor de câmeras?
O motivo é por achar que desgasta muito se for único micro? Bom, pode até ser que sim. Mas eu uso o meu PC c/ monitoramento de 12 Câmeras para gravação de 24 horas ininterrupto há quase 2 anos. Nunca tive problemas. Obviamente, não vou dizer que nunca desliguei. Para reprogramação ou até para limpeza do gabinete e dos coolers. Aliás já muitas vezes desligou por falta de energia por várias horas, e não há Nobeak que agüente; mas restabelece assim que retornar a energia e carrega todo sistema automaticamente. Fora funcionou e funciona até hoje sem parar!!!Será que não é trabalhoso ficar alternando micro, de dia um e de noite outro? E quando quiser visualizar as gravações. Terá que mudar de micro para ver imagens noturnas e vice-versa?
Será que não é interessante, como nosso colega mpperes disse, deixar um outro micro de reserva (ou como Backup) assim que tiver problema com o servidor?
Entendo que deve ter uma boa razão para fazer isso, e por isso cada um deve decidir o que achar melhor para si. Só queria deixar o meu comentário.
Abraços.
5 de setembro de 2008 às 21:39 #26263Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteÉ pessoal, li os comentários e pela experiência dos amigos resolvi reconsiderar minha decisão. Se não for muito incomodo, queria tirar uma dúvida minha que postei em um tópico anterior (meu primeiro tópico) e que ainda não foi sanada. É que no meu sistema, to usando nas cameras aqueles cabos com dois pares de fios. Como a distância média das câmeras até o pc é de 25 metros, estou usando aqueles vídeo baluns, um em cada uma. Queria saber se posso fazer quelquer combinação de cor nos pares de fios. Acho que o importante mesmo é ligar as cores que ligou no positivo noma ponta ligar também no postitivo na outra, e o negativo também. Não é assim mesmo? Se por acaso os fios desemcapados se tocarem pode danificar a câmera? Outra dúvida. Estou pensando em ligar as câmeras em um estabilizador (desses de ligar pc) aterrado. Isso resolve algum problema de surto de energia? Aguardo resposta pessoal. Valeu.
6 de setembro de 2008 às 01:23 #26268yogiParticipanteOlá, amigo…
Em relação à orientação dos fios do cabo, as cores são somente representação, pode sim adotar as combinações conforme vc mesmo disse, desde que fique bem orientado para que fim o determinado fio( + no +; -no – ; etc..).
Hoje em dia, maioria das câmeras tem proteção contra inversão de polaridade, assim evitando o dano ao circuitos, caso inverta a polaridade (+ e -) acidentalmente.
Mas tome cuidado para não ligar positivo da fonte no fio do sinal de vídeo!Geralmente nas câmeras vem 3 fios:
— Vermelho: positivo da fonte
— Amarelo: vídeo
— Preto: negativo (tanto da fonte e do vídeo)Já tive várias conexões de fios erradas por distração, mas nunca cheguei a danificar câmeras. Acho que tem uma certa tolerância nisso. Porém sugiro não errar.
Quanto ao uso de estabilizador, acho não necessário, pois caso aconteça surto, oscilação na rede de tensão, o que danifica é a fonte, pois ele tem regulador de tensão impedindo passagem de tensão acima do limite. Talvez ajude p/ proteger as fontes (12V).
Como pretende alimentar as câmeras?
Fontes individuais ou único p/ várias câmeras?
Todo modo, sejam individuais ou não, as fontes devem ser estabilizadas.Abraços.
6 de setembro de 2008 às 19:41 #26276Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteA alimentação das câmeras tô pensando em fazer da seguinte forma: da caixa de distribuição de energia (que tem uma vaga para um disjuntor), puxar a fiação e colocar uma tomada tripolar (com aterramento). Nessa tomada seria ligado o estabilizador, e no estabilizador, a fiação para alimentar todas todas as câmeras. Ao longo da fiação, seccionar nos locais onde as câmeras irão ser instaladas e colocar uma tomada pra cada uma. Assim ligo todas de uma só vez através do estabilizador ou direto na chave. Já conversei com um eletricista e ele disse que pode ser feito sem problemas. Cada câmera terá sua fonte estabilizada 12V. Gostaria de saber se tudo isso é realmente necessário ou se posso fazer de uma maneira mais simples, contanto que as câmeras não tenham qualquer problema com um surto elétrico. A opinião de vocês é bastante importante para nós. Obrigado.
8 de setembro de 2008 às 05:16 #26285Eng° Marcelo PeresMestreOlá amigo,
A maneira que você está projetando é interessante pois facilitará no futuro se for implantar um sistema de backup de energia, como No-break por exemplo.
As vezes fica mais simples utilizar uma fonte única e distribuir a alimentação, porém fica o risco de cair a fonte e perder todo o sistema, dessa forma mais vulnerável.
8 de setembro de 2008 às 13:13 #26289Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteObrigado.
10 de setembro de 2008 às 10:41 #11137Jeffeson Fernandes de FreitasParticipanteOi pessoal, tô montando um sistema em nossa empresa, (supermercado), e tô pensando em usar dois pcs diferentes, um pra monitorar durante o dia, e o outro durante a noite, pra não exigir muito de um só 24 horas por dia. To pensando em usar dois cabos bifurcados, tipo aqueles que tem pra ligar dois monitores em um só pc, só que invertendo as pontas, pra ligar as câmeras nos dois pcs. Funciona não é mesmo?
10 de setembro de 2008 às 10:41 #26300Eng° Marcelo PeresMestrePrecisando estamos por ai,
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.