Segurança é discutida em Dourados
O prefeito Murilo Zauith recebeu na manhã desta segunda-feira em seu gabinete o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul Wantuir Jacini.
A reunião serviu para discussão de assuntos relacionados à segurança do município, tema que preocupa o prefeito.Jacini relatou ao prefeito a elaboração de um projeto de monitoramento que pode ser implantado na cidade, com instalação de câmeras e vários pontos da área central e de outros pontos considerados como estratégicos.
A proposta chamou a atenção do prefeito. Ele informou ao secretário que seu projeto de criação de um setor para cuidar de toda a parte de trânsito de Dourados inclui monitoramento através de câmaras de vigilância.
Como se tratam de dois projetos com o mesmo objetivo, Murilo vê possibilidade de parceria entre Estado e município na execução. O prefeito colocou até mesmo a Guarda Municipal à disposição para auxiliar na operação do sistema.Murilo fez uma explanação sobre o projeto da agência de trânsito e explicou que uma das propostas é implantar o sistema de semáforo sincronizado ao longo da Avenida Marcelino Pires.
Para isso seria necessária a implantação de uma rede de fibra ótica em toda a extensão da avenida, exatamente o que o Estado precisa para a implantação do serviço de monitoramento. A contrapartida do Estado, pela utilização da rede seria a inclusão de maior número de câmeras no projeto.
Plano Federal
A implantação desse serviço de monitoramento apresentado pelo secretário ao prefeito está prevista no projeto que será encaminhado ao governo federal dentro do Plano Estratégico de Fronteiras – integrando Forças Armadas e organismos policiais – lançado pela presidente Dilma Roussef.
O plano é para atender municípios distante até 150 km da fronteira com países vizinhos e o governo do Estado já definiu que os três primeiros beneficiados serão Dourados, Ponta Porã e Corumbá.Wantuir Jacini disse que já havia um estudo nesse sentido para Dourados, elaborado há algum tempo. Era prevista a instalação de 48 câmeras, mas a realidade hoje é diferente e seria necessária uma nova avaliação, que deve acontecer nos próximos dias.
O secretário informou que o projeto deverá ser apresentado no próximo dia 20 diretamente no Ministério da Justiça, para ser avaliado.
Origem: (Portal Midia Max/MS – 04/07/2011)
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: