Comércio precisará de alvará de segurança pública para funcionar
Presidente da Câmara Municipal de Uberaba, Luiz Humberto Dutra (PDT), e o Comandante da 5º Região da Polícia Militar, coronel Laércio dos Reis Gomes, reuniram-se no Gabinete da Presidência para discutir sobre Segurança Pública.
O projeto “Família Contra as Drogas”, idealizado pelo Comando Regional da PM, e a segurança pública nos estabelecimentos comerciais e bancos foram os principais assuntos da pauta. Segundo o comandante, as ondas de assaltos que ultimamente aconteceram no comércio da cidade pedem medidas urgentes para conter a violência. Por isso, na tentativa de atender a demanda do comandante e garantir a segurança da população, o presidente Dutra protocolou para tramitação no Legislativo projeto de lei que trata da expedição de alvará de segurança pública para estabelecimentos comerciais e bancos. Da mesma forma que o Corpo de Bombeiros emite alvará de segurança do prédio, a Polícia Militar teria de realizar vistoria nos estabelecimentos para verificar se o local se enquadra nas normas de segurança pública antes de iniciar suas atividades. ”Cabe à polícia a prevenção e a Câmara Municipal apoia a iniciativa”, salientou o presidente.
Dutra sugeriu, ainda, que fosse feita reunião com comerciantes para debate do assunto e conscientização sobre os cuidados que devem ser tomados pelos proprietários, a fim de evitar que o estabelecimento sofra com a ação de assaltantes. Tanto o presidente quanto o comandante destacam que a iniciativa tem como propósito garantir mais segurança aos comerciantes e à população. O comandante Laércio afirmou que a emissão de alvarás será gratuita, sem oneração à população que solicitar o serviço à polícia. “Deverá ser feito o acompanhamento do local. Anualmente a polícia vai verificar as condições de funcionamento do estabelecimento para saber se poderá continuar ativo”, disse.
A instalação de guaritas suspensas no Centro e a implantação do projeto Olho Vivo, que consiste no monitoramento de vias públicas por 56 câmeras, também são ações acompanhadas por Dutra. “Precisamos definir algumas questões quanto ao Olho Vivo. O projeto terá custos de mais de R$ 5 milhões, sendo que a manutenção ultrapassa os R$ 500 mil. É um projeto que contribuirá muito com a segurança no município”, acrescentou Dutra. Combate às drogas – A Câmara de Uberaba está ativa no combate às drogas. Recentemente, a instituição patrocinou a confecção de duas mil camisetas do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). “Esse trabalho desenvolvido junto às escolas é muito importante. É preciso trabalhar os valores desde a base do indivíduo para garantir uma boa formação. Reconhecemos o valor dessa proposta e apoiamos no que for necessário”, destacou Dutra.
O projeto de caráter social e preventivo é desenvolvido por policiais militares e existe em todos os Estados brasileiros. É realizado junto a estudantes de escolas públicas e privadas na tentativa de formar cidadãos conscientes quanto aos malefícios das drogas. “Não tem como mensurar os benefícios desse projeto. Não temos como saber, hoje, quantas crianças deixarão de entrar futuramente para o mundo das drogas como consequência do projeto”, destacou o comandante.
Origem: Jornal de Uberaba/MG – 05/07/2011 – Clipping ABESE
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: