Trânsito de SP receberá 500 câmeras “dedo-duro” até 2012
Objetivo é identificar carros roubados e com documentos irregulares. Equipamentos terão tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR, na sigla em inglês) e serão distribuídos em grandes áreas da cidade.
A cidade de São Paulo receberá, até o fim de 2012, 500 câmeras de alta resolução para monitorar os veículos. O equipamento faz a leitura das placas e cruza as informações com um banco de dados. O objetivo é identificar carros roubados e com documentos irregulares. Veículos de outros Estados também serão fiscalizados pelas câmeras, que ainda flagram infrações de trânsito.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já conta atualmente com 193 radares com Sistema de Leitura Automática de Placas (LAP), o chamado “dedo-duro”. Os novos equipamentos terão tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR, na sigla em inglês) e serão distribuídos em três grandes áreas: centro histórico, centro expandido e Marginais Pinheiros e do Tietê. As câmeras serão instaladas em locais com altos índices de criminalidade, além de entradas e saídas da cidade, às margens das rodovias.
Segundo o secretário municipal de Segurança Urbana, Edson Ortega, a ideia é que as imagens sejam compartilhadas por órgãos municipais, estaduais e federais, como a CET, a polícia, e o Detran, além da Guarda Civil Metropolitana. "Não é um sistema só da prefeitura. Há um comitê gestor, que é uma espécie de condomínio de usuários. Todos vão poder usar, mediante senhas especiais e protocolos de interesses", informou Ortega.
Com informações da Agência Estado
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: