Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Sistemas de Segurança › Formas de comunicar disparo (linha fixa, celular…)
- Este tópico contém 10 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 9 meses atrás por HEWERTON GUIMARAES.
-
AutorPosts
-
10 de fevereiro de 2015 às 10:45 #18829Dom CieloParticipante
Pessoal, sabemos que discadora apenas via linha telefônica é algo muito básico, apesar de ser amplamente a forma de reporte mais usada. Que outras maneiras de informar disparo vocês usam/recomendam?
10 de fevereiro de 2015 às 12:59 #47915HEWERTON GUIMARAESParticipanteBoa tarde amigo!
Aqui na minha região se utiliza muito Discadora Celular, Discadora por Linha Telefônica e algumas vezes GPRS.
Estou curioso para saber se existem outros métodos.
http://www.cftvclube.com.br
https://www.youtube.com/user/hkadmiel11 de fevereiro de 2015 às 08:35 #47922Dom CieloParticipanteOlá amigo, tenho lido sobre os sistemas da Risco Group (Rokonet) e Honeywell, e percebi que a discadora via celular é a mais recomendada hoje. Contudo, nada é perfeito: pode ocorrer uma falha na rede, um congestionamento da operadora e até mesmo um invasor pode usar um bloqueador de celular, algo que se compra até no MercadoLivre sem problemas. Uma outra alternativa seria a rede wifi por antena do provedor.
11 de fevereiro de 2015 às 09:55 #47923HEWERTON GUIMARAESParticipanteBom dia amigo!
Muito bem observado. É uma situação muito comum mesmo, visto que no Brasil telefonia celular é ruim, se compararmos com os serviços de outros países.
Entretanto, se seguirmos a mesma ideia aplicada nos outros sistemas de segurança, uma boa medida seria implantar os 3 serviços de retorno nas instalações, de modo que se um falhar, ainda haverão outros dois em funcionamento.
Em linhas gerais, para o cara violar o alarme ele deve entender bem o funcionamento dos sistemas, e também estar muito interessado em invadir o ambiente.
Vamos aguardar mais informações de outros posters!
http://www.cftvclube.com.br
https://www.youtube.com/user/hkadmiel11 de fevereiro de 2015 às 22:21 #47927Dom CieloParticipanteHewertonnn, Estou tentando cobrir todas as possibilidades, e sim, estou pensando num invasor bem preparado e que queira mesmo entrar no local.
– linha telefônica (ponto fraco: corte do fio)
– GSM/GPRS: (bloqueador jammer, falha de rede)
– Internet via rádio (não sei se o jammer bloqueia)Encontrei essa descrição em um anúncio do jammer:
CDMA & GSM: 850 to960MHz
– DCS e PCS: 1805 a 1990MHz
– 3G: 2.110 para 2,170MHz 7
– Wi-Fi e 4GWIMAX: 2.345 para 2,500MHz
– GPS: 1570-1580 (GPSL1)
– 4G WIMAX2: 2620-2690MHz
– 4G LTE: 725-770MHZ
– LoJack: 160-175MHz – CDMA / GSM, DCS / PCS, 3G, 4GLTE / WIMAX, WIFI2.4G, GPS, LOJACKPelo que entendi, ele bloqueia wifi também.
12 de fevereiro de 2015 às 10:55 #47929HEWERTON GUIMARAESParticipanteBom dia amigo!
Parece que bloqueia mesmo.
Cara, pense na probabilidade dos 3 sistemas falharem. Na minha modesta opinião é muito improvável.
Não sei se vale a pena despender tanto tempo (esquentar a cabeça) se preocupando com isso, uma vez que, na maioria dos casos, o custo efetivo de um alarme monitorado é baixo.
Fico pensando aqui que é melhor continuar instalando e deixar essas preocupações para os fabricantes de sistemas.
Boa sorte!
http://www.cftvclube.com.br
https://www.youtube.com/user/hkadmiel12 de fevereiro de 2015 às 14:27 #47936Dom CieloParticipanteHewertonnn, eu gosto de pensar no que faria para invadir o local. Apenas com o corte da linha telefônica e utilização de um jammer de boa potência (duas coisas nada complicadas de se fazer) o sistema de alarme e de monitoramento deixou de ser efetivo em mais de 90% das residências e empresas do Brasil. Conheço o procedimento de algumas empresas tidas como confiáveis aqui em Porto Alegre: em caso de perda das imagens, não se toma nenhuma providência, no máximo um funcionário é deslocado até o local e faz uma análise muito rápida da situação.
O que estou querendo é montar um sistema que dificulte ao máximo a perda de comunicação da central em caso de disparo. Existe um aparelho anti-jammer que quando detecta a presença do mesmo aciona um relê, onde podem ser conectados sirenes, giroscópios, etc.
12 de fevereiro de 2015 às 16:11 #47938HEWERTON GUIMARAESParticipanteBoa tarde!
Entendo sua posição e acho muito nobre. De verdade!
Lendo seu último texto eu me lembrei de algo. Existe um serviço que eu não sei o nome (acho que é o GPRS mesmo) que trabalha em conjunto com a central de alarme, Ele envia um pacote a cada X segundos para a central de monitoramento mantendo uma comunicação constante com os monitores e a empresa.
Aqui em Campinas/SP o pessoal entende que, se essa comunicação for interrompida, qualquer que seja o horário, deve-se ir até o local averiguar a situação (Eles chamam esse evento de CTD, Controle Técnico de Disparo).
Talvez seja uma boa saída para você.
Ta aí, mais uma contribuição para o tópico.
Boa sorte!
http://www.cftvclube.com.br
https://www.youtube.com/user/hkadmiel13 de fevereiro de 2015 às 09:38 #47947Dom CieloParticipanteEntendi, é semelhante a uma central monitorada que no intervalo de ‘X’ segundos tenha que reportar seu status a outro equipamento. No caso de perda do GSM, ela acionaria o aviso. É algo bem interessante.
Bom, agora abusando da sua boa vontade (e certamente do vasto conhecimento técnico), que modelo de central você indica para esta situação? Uma central monitorada só tem utilidade para uma empresa de monitoramento (essa questão do reporte a cada intervalo de tempo, por exemplo), ou o proprietário do estabelecimento teria alguma vantagem em seu uso? Claro que ele não vai passar a noite na frente do monitor, mas em caso de perda de comunicação, haveria alguma forma de aviso que fosse de utilidade para ele?
13 de fevereiro de 2015 às 12:50 #47950MARIA JULIAParticipanteAmigo, existem algumas no mercado, mas a mais acessivel para seus testes seria um PPA INFINIT , alem de poder ser 100% programada por WEB, ela tem a função de PGM , que pode gerar esse recurso de lhe avisar em caso de perca de conexão, restabelecimento de ehernet, bloqueio do MAC da placa de rede, entre muitos outros… e pela PGM vc pode acionar outrao equipamento. Faz muito tempo que não a uso .. mais de uma lida no manual dela facilmente encontrado na internet..
14 de fevereiro de 2015 às 08:49 #47957HEWERTON GUIMARAESParticipanteBom dia amigo!
Bom, na minha época de lojista, a central de alarme que o pessoal mais usava para esse trabalho era a DSC (pode ser a 585 e a 1832), interligada com um módulo GPRS da JFL, Proter ou qualquer outro.
Esses eventos que eu mencionei, são enviados a cada X segundo para a central de monitoramento, que ao receber o reporte de falha, envia automaticamente um SMS ao cliente, aciona as imagens do monitoramento dele e disca para o 1º telefone do cadastro que ele deixou.
Todas essas interações, são recursos do software da empresa que monitora, e não da central de alarme como muitos imaginam. Eu sei disso porque tenho um amigo que fez alguns softwares desse e as empresas que utilizavam os programas dele compram na minha loja.
Boa sorte amigo!
http://www.cftvclube.com.br
https://www.youtube.com/user/hkadmiel -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.