Câmeras de monitoramento aumentam sensação de segurança para moradores do bairro Bom Retiro
Após morte da adolescente Vitória Schier, vizinhos se juntaram para instalar os equipamentos em vários pontos do bairro Na ocasião do assassinato brutal da adolescente Vitória Schier, 16 anos, estuprada e asfixiada em um matagal na rua Carlos Alberto Neubauer, a cerca de 100 metros da casa onde ela morava com os pais, no bairro Bom Retiro, os moradores daquela região tinham pouco ou nenhum contato entre si.
Contudo, a morte da menina serviu de alerta para a comunidade, que até então julgava morar numa região pacífica. “Estamos mais atentos, infelizmente foi um aprendizado duro”, diz a professora Marilda Moraes Costa, 45. “A gente pensava que morava num lugar tranquilo, nuca tínhamos ouvido nada. Quando fizemos a reunião para decidir sobre a instalação de câmeras na rua, e começamos a conversar, descobrimos que tinham bastantes ocorrências”, lembra o representante comercial Paulo Roberto Fettback, 53.
Hoje, treze equipamentos vigiam 24 horas a passagem de pessoas suspeitas pela região e garantem segurança aos moradores. De acordo com Fettback, no início 21 moradores aderiram à idéia. O número de adesões aumentou e atualmente cada um do grupo paga $ 25, por mês ,para manter as câmeras funcionando.
Por lá, os moradores tem a opção de gravar ou tirar foto de alguma imagem suspeita. A Polícia Militar tem acesso direto às câmeras. “A idéia é facilitar esta comunicação, entre a comunidade e Polícia Militar. Ninguém melhor do que os próprios moradores para identificar pessoas e veículos estranhos que circulem no seu bairro”, acredita Rubem Henrique Jr., consultor de segurança da Balkon.
origem: http://www.abese.org.br/clipping03-02-2014/#g1
Sirlei Madruga de Oliveira
Editora do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante:
Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’