Mudanças nos ambientes de trabalho para a reabertura
Coronavírus: as mudanças nos ambientes de trabalho recomendadas pelo EUA para a reabertura após quarentena.
Imagine chegar ao trabalho e ter sua temperatura medida em tempo real, antes de passar pelo porta de entrada.
Precisou usar o elevador? Verifique se é possível manter uma distância segura ou espere o próximo. Viu um colega? Apenas acene, pois apertos de mão já não são mais permitidos. Esqueça o cafezinho no corredor. E também almoços em grupo, a menos que ocorram ao ar livre.
Certifique-se também de que você e seus colegas estejam sentados a pelo menos dois metros de distância, se possível cercados por escudos plásticos.
E, antes de começar a trabalhar, limpe o mouse, o teclado e o telefone com um desinfetante com pelo menos 70% de álcool. Tudo isso sem tirar a máscara de pano.
A descrição acima parece a de um filme de ficção científica. Mas essa é a rotina que deverá ser seguida por todos os americanos ao voltar ao trabalho após o fim do confinamento causado pelo novo coronavírus, segundo as mais recentes recomendações do CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças), principal agência de saúde pública dos Estados Unidos.
O objetivo é evitar a propagação do vírus, à medida que muitos Estados americanos começam a tentar retomar a normalidade. Lojas, restaurantes e parques vão reabrir em diferentes fases.
Se seguidas à risca, as novas diretrizes podem representar uma profunda mudança no ambiente de trabalho, impactando as relações não só entre os empregados e a empresa, mas entre os próprios funcionários.
As recomendações do CDC vão desde as mais básicas, como lavar as mãos com água e sabão por 20 segundos, até as mais técnicas, como mudanças no sistema de ventilação.
Segundo o órgão, é recomendável “elevar a porcentagem de ar externo” no ambiente. O órgão também orienta “usar ventilação natural”, por exemplo, abrindo janelas, e “aumentar a filtragem central do ar”.
O uso de irradiação germicida ultravioleta (UVGI) “como um complemento para ajudar a inativar o vírus” também é aconselhado.
Chegando ao trabalho
Para os funcionários que se deslocam para o trabalho usando transporte público ou aplicativos de carona compartilhada, diz o CDC, é desejável “oferecer incentivos para usar formas de transporte que minimizem o contato próximo com outras pessoas (por exemplo, andar de bicicleta, caminhar, dirigir sozinho ou com membros da família)”.
Já no trabalho, quando o distanciamento social não for “uma opção”, o órgão recomenda instalar “escudos transparentes ou outras barreiras físicas sempre que possível para separar funcionários e visitantes”.
“Use sinais, marcas de fita ou outras indicações visuais, como decalques no chão, separados por um metro e meio, para indicar onde ficar quando barreiras físicas não forem possíveis”, acrescenta o CDC.
O órgão ainda adverte as empresas que substituam “itens comuns de contato frequente, como cafeteiras, refrigeradores de água e cestas de alimentos, por alternativas como itens pré-embalados e de dosagem única”.
O CDC também alerta que os empregadores devem alternar “os turnos, os horários de início e os intervalos mais viáveis para reduzir a densidade de funcionários em áreas comuns, salas de descanso e vestiários”.
Origem: BBC Internacional
Eng. Marcelo Peres
Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’