EUA ADIAM 5G EM 3,5 GHZ POR PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA DE AVIÕES

Listen to this article

No dia em que o Brasil realizava o leilão do 5G, quando arrecadou R$ 47,2 bilhões com a venda das faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz; o Wall Street Journal publicava, no dia 4 de novembro, uma ampla reportagem sobre a decisão das duas maiores operadores de telefonia celular do país – a AT&T e a Verizon de adiarem em pelo menos um mês o lançamento do 5G usando a frequência principal, a de 3,5 Ghz, para “resolver as preocupações sobre a potencial interferência com os sistemas de segurança da cabine dos aviões”, informa o jornal.

O lançamento do serviço pelas duas empresas estava marcado para o dia 5 de dezembro, e foi adiado para janeiro porque a FAA – uma unidade do Departamento de Transporte dos Estados Unidos iria emitir portarias limitando o uso de sistemas automatizados de cabine de pilotagem porque a entidade alega que poderia haver potencial interferência das torres de 5G que estão no solo. As operadoras de contestam a necessidade de mais salvaguardas e alegam que as evidências não mostram que os sinais do 5G irão interferir nos equipamentos de voo.

A FCC, agência que vendeu as frequências e regula o mercado de telecomunicações, emitiu comunicado apoiando a decisão das duas operadoras  de adiar o lançamento do serviço: ” a segurança da aviação e a liderança em tecnologia são prioridades nacionais e essas empresas demonstraram compromisso com ambas”, afirmou a agência.

A Verizon, por sua vez, emitiu nota afirmando que “análise baseada em dados demonstrará novamente que as operações 5G nesta banda não representam risco para a segurança de voo”. E a AT&T disse que é “fundamental que essas discussões sejam informadas pela ciência e pelos dado”.

As duas operadoras pagaram bilhões de dólares pela banda C e suas ações chegaram a cair com o anúncio do adiamento do serviço. Lá, a banda C fica entra as bandas de 3,7 a 4,2 GHz. E os sistemas de segurança para aterrissagem em mau tempo, um dos que seriam afetados, ficam entre as bandas 4,2 GHz a 4,4 GHz.

origem: Segurança Estratégica – EUA ADIAM 5G EM 3,5 GHZ POR PREOCUPAÇÕES COM SEGURANÇA DE AVIÕES (portaldaseguranca.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sirlei Madruga

Sirlei Maria Guia do CFTV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.