Motorola Solutions aposta em serviços e no 4G/LTE
Em 2018, a Motorola Solutions chega aos seus 90 anos de história com expectativas altas para fortalecer ainda mais as capacidades de seus clientes e expandir sua presença em outros mercados.
Com grandes contratos firmados com o governo e com a iniciativa privada, a empresa americana aposta em serviços gerenciados e traz para o mercado brasileiro soluções com foco na tecnologia LTE, padrão de comunicação 4G focado em segurança pública, defesa e infraestruturas críticas. A estratégia e os novos produtos e possibilidades oferecidas por essas soluções foram apresentados em um evento para a imprensa nesta terça-feira (30) na sede da Motorola Solutions em São Paulo.
“Tem sido uma diretriz global da companhia investir em serviços e a participação desta modalidade em nosso faturamento global tem crescido cada vez mais, já superando 40% do total. No Brasil, os resultados tem sido ainda maiores”, conta Elton Borgonovo, presidente da Motorola Solutions Brasil. “Basicamente, esses serviços abarcam o suporte e manutenção, para garantir uma rede de um cliente em operação plena, e o que chamamos de serviços gerenciados, onde a Motorola faz o investimento CAPEX, implementa a rede e vende os serviços relacionados para o nosso cliente, desde a operação até a manutenção e eventuais atualizações tecnológicas relacionadas, gerando um custo OPEX baseado em acordos de níveis de serviço (SLAs) mais acessível para o cliente”.
Outro foco da companhia é desenvolver tecnologias para Smart Cities. Com o desligamento do sinal analógico de televisão e a consequente liberação da faixa de 700Mhz para o uso de LTE, a Motorola Solutions já disponibilizou no Brasil suas tecnologias mais recentes, como as soluções que criam uma “bolha” de comunicação 4G dedicada em qualquer lugar. “O LTE traz a capacidade de transmissão de dados em banda larga, permitindo uma transmissão de vídeo e aplicações diversas, como mapas, por exemplo, que podem levar muito mais informações para Centros de Comando e Controle”, explica Borgonovo.
Neste sentido, a empresa oferece quatro produtos. Voltados para a mobilidade, há a solução tática compacta LXN 500, para uma área de até 2 km e que pode ser carregado até mesmo em uma mochila, e a LXN-6000, para áreas de até 8 km, normalmente usada em centrais móveis de monitoramento. Para instalações fixas, por outro lado, há os modelos LXN8000 e LXN7000, ambos com coberturas de até 8 km. Todos esses produtos podem ser interconectados para criar uma rede LTE ainda maior para aplicações de missão crítica.
Solução LNX-500 permite criar uma “bolha” de até 2 km de cobertura 4G/LTE para aplicações de missão crítica |
Ainda fazem parte dos planos da Motorola Solutions seguir com tecnologias de Inteligência Móvel como os dispositivos de mão, semelhantes a um smartphone mas com robustez e durabilidade seguindo a certificação IP66, como o LEX L10, e a câmera corporal Si500, que permite a comunicação e o registro de ações policiais em campo.
Em outra frente, integrando comunicação de próxima geração, estão os softwares da empresa, como a plataforma CommandCentral, que une Analytics, Big Data e Inteligência Artificial no combate ao crime, previsão de catástrofes e investigações e análises pós incidente.
Essas novas capacidades são fruto do investimento em pesquisa e desenvolvimento (em torno de 10% do faturamento anual da companhia) e da consolidação de parcerias e aquisições recentes, como a Airbus DS, uma das principais empresas de software para gerenciamento de chamadas de emergência em centros de comando na América do Norte e a Neurala, que traz inteligência artificial à câmeras portáteis da companhia.
Neste portfólio de soluções, vale o destaque para o PremierOne CAD, que permite um atendimento e despacho de recursos mais eficiente para qualquer central de comando e controle. Já utilizado por diversas forças policiais e de emergência nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil, o sistema personalizável permite receber os chamados de números de emergência e acompanhar a localização dos agentes em campo em tempo real em um mapa de dados GIS, permitindo se comunicar e deslocar as equipes mais próximas para um atendimento mais rápido seguindo as prioridades definidas pelo cliente.
Complementando essa oferta, há também os sistemas de gerenciamento de resposta a emergência, Emergency Operations Center (EOC), e de suporte à operações táticas e investigação, Real-Time Crime Center (RTCC), que inclusive pode trabalhar com Big Data de mídias sociais para auxiliar na investigação e na predição de possíveis crimes.
“Estas soluções serão uma verdadeira revolução nos centros de comando e controle e ajudarão empresas privadas a melhorarem sua segurança e aperfeiçoarem suas linhas de produção”, diz Borgonovo, que ainda destaca que estas tecnologias de Segurança Pública Inteligente serão realidade em breve no Brasil.
Durante o evento para imprensa, Elton e sua equipe fizeram demonstrações de possibilidades de uso destas plataformas integradas, embarcadas e trafegando na solução de comunicação LTE LXN 500, como o uso de mapas e a transmissão de vídeo e voz com o uso de um LEX L10.
Expansão em projetos
Segundo o executivo, anos de eleição normalmente trazem boas experiências para a Motorola, o que os deixa otimistas para 2018. “No ano passado, expandimos nossa base de clientes em diferentes verticais e regiões, entrando em mercados como o automobilístico e consolidando nosso crescimento em commodities como Óleo e Gás, Papel e Celulose; além de obter projetos importantes junto a organizações público-privadas como aeroportos, com a instalação no Aeroporto de Confins (MG) e outros”.
Ainda em Segurança Pública, os contratos de destaque ficaram por conta da digitalização do sistema de rádio da Paraíba que está em estágio final de instalação e irá cobrir todo o Estado, compondo uma das redes mais modernas do mundo no padrão TETRA. Outros relevantes contratos de sistemas de rádio digital aconteceram nos estados do Mato Grosso do Sul, que está em implementação, e Minas Gerais que já se encontra 100% operacional.
Nos projetos internacionais da Motorola Solutions em 2017, o destaque ficou com o anúncio da participação no projeto FirstNet, rede integrada de LTE e rádio digital que irá cobrir todo o território dos Estados Unidos. Outros marcos importantes foram a aquisição da Airbus DS, especialista no fornecimento de software para o gerenciamento de chamadas de emergência em centros de comando na América do Norte; a parceria com a Neurala, para aplicar Inteligência Artificial à câmeras portáteis; o contrato com o centro aéreo de Xangai (China), que recebe mais de 100 milhões de passageiros por ano; e a aquisição da Interexport, empresa chilena de serviços gerenciados de comunicação, marcando a primeira aquisição da Motorola Solutions na América do Sul.
“As soluções para comunicação de missão crítica estão em nosso DNA e estamos cada vez mais focados na oferta de serviços e soluções baseadas em software e LTE, não esquecendo do legado do rádio. Conquistamos os maiores clientes ao redor do mundo na área de segurança e defesa e empresas privadas. Ao longo destes 90 anos, desenvolvemos e criamos comunicações como o rádio para viaturas, rádios de mão, dispositivos que trouxeram as palavras do homem na Lua, entre outros. Estamos operando no Brasil com grande otimismo e apostando cada vez mais no país”, conclui Elton Borgonovo.
Origem: Digital Security
João Marcelo
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br