Governo cria Sala de Inovação para atrair investimentos do exterior em pesquisa e inovação

Listen to this article

O governo brasileiro criou a Sala de Inovação para articular ações para atrair para o Brasil centros e projetos de pesquisa internacionais. 

Segundo o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Alvaro Prata, a Sala de Inovação é um importante instrumento para atrair investimentos e colocar o país entre os principais produtores de tecnologias avançadas, especialmente relacionadas com a indústria 4.0. Este foco pode fomentar o crescimento de investimetnos de empresas de segurança eletrônica, uma vez que produtos, softwares e soluções de segurança estão intrinsecamente ligados ao conceito.

“Queremos ter uma pauta intensa aqui, focada nas grandes e importantes tecnologias do século 21. A indústria 4.0 traz uma série de novas tecnologias que são desenvolvidas em vários lugares do mundo, e o Brasil precisa, cada vez mais, interagir cientificamente, industrialmente e tecnologicamente com outras nações. E, sobretudo, se tornar um país receptivo para essas empresas de tecnologia”, destacou.

De acordo com o Decreto 9.243/2017, publicado no dia 20 de dezembro no Diário Oficial da União, a Sala de Inovação tem como objetivo articular, coordenar e estabelecer diretrizes, além de operacionalizar ações para a atração de centros e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) estrangeiros para o Brasil.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) vai atender as empresas estrangeiras interessadas em investir em PD&I no país. Caberá a ela assessorar essas companhias, preparar ofertas customizadas de instrumentos de apoio ao investimento em inovação, além de promover as oportunidades no território nacional por meio da marca “Innovate in Brasil”.

O MCTIC e o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) vão apoiar a Apex-Brasil na orientação e encaminhamento das empresas estrangeiras. “Queremos atuar como agentes facilitadores e promotores desses empreendimentos. Vamos atuar para orientar e facilitar o acesso dessas empresas aos nossos programas, instrumentos e infraestrutura”, destacou Prata.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Revista Digital Security com a matéria completa.

Origem: http://www.reedalcantaranoticias.com.br/iscbrasil/2018/01/22/governo-cria-sala-de-inovacao-para-atrair-investimentos-do-exterior-em-pesquisa-e-inovacao/

Vivian Peres

vivian.peres@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.