BBVA Perú 360º, uma solução de vídeo inteligente que revoluciona todas as áreas de negócio
Este banco dispõe de soluções de videovigilância com IA que protegem mais de 1.000 instalações e que também oferecem maior automatização e fornecem dados associados a imagens de vídeo úteis para business intelligence. Esta nota descreve como a SCATI contribuiu para esta história de sucesso.
Desafio
O banco enfrentou o desafio de garantir a segurança integral de suas instalações (1.000 locais entre agências, caixas eletrônicos e seu prédio corporativo em Lima) e ao mesmo tempo melhorar a experiência de seus clientes. Em 2020, como parte do seu compromisso com a tecnologia avançada, o BBVA Peru iniciou um projeto robusto e inteligente de videovigilância com o objetivo de reduzir a fraude, otimizar as operações e melhorar a rastreabilidade das transações.
O projecto, dividido em cinco fases, não só automatizou os sistemas de videovigilância, como também forneceu dados valiosos para outras áreas do banco, conseguindo assim poupanças significativas nos custos operacionais. O sucesso deste projeto rendeu ao banco o reconhecimento como finalista do prêmio “Melhor Projeto de Segurança Privada da América Latina 2024”, concedido pela Associação Latino-Americana de Segurança (ALAS).
Solução
Para garantir a segurança integral de suas instalações, o BBVA Perú desenvolveu uma solução 360º, implementada em cinco fases, que combina tecnologia avançada com uma eficiente gestão de segurança e atendimento ao cliente. Este projeto não só otimiza a vigilância, mas também fornece dados valiosos para outras áreas do banco, integrando imagens e análise de vídeo.
1ª Fase: Migração para Câmeras IP e instalação de câmeras fisheye 360º, que permitem obter quatro perspectivas simultâneas com um único dispositivo. Isto reduziu o número de câmeras necessárias e forneceu informações úteis por meio de mapas de calor que identificam áreas de tráfego intenso e tempos de espera nos escritórios. Foram instaladas câmeras nas áreas de atendimento e balcão para monitorar o número de pessoas e o tempo de espera, melhorando a eficiência do atendimento e identificando possíveis pontos críticos de aglomeração. Esta abordagem melhorou significativamente a eficiência da segurança e forneceu dados úteis para o planeamento operacional e gestão de recursos.
2ª Fase: Implementação de Câmaras com Reconhecimento Facial nas entradas dos balcões, para prevenir roubo de identidade e detetar pessoas incluídas em listas negras. Além disso, essas câmeras geram informações demográficas sobre sexo e faixa etária dos visitantes, que são integradas a sistemas de business intelligence. Esses dados são essenciais para entender melhor o perfil do cliente e adequar a oferta de serviços de acordo com suas necessidades.
3ª Fase: Acompanhamento de Operações em ATMs (SCATI CASH). A incorporação do SCATI CASH no sistema permite “colocar os olhos nos seus caixas eletrônicos” e acompanhar em tempo real todas as operações realizadas nos caixas eletrônicos. Este sistema facilita a detecção de operações suspeitas em questão de segundos, utilizando filtros avançados como data, hora e número do cartão. Graças a esta ferramenta, os operadores podem investigar de forma eficiente qualquer reclamação ou incidente, reduzindo consideravelmente os tempos de resposta e as fraudes de engenharia social.
4ª Fase: Centralização e Gestão de Metadados (SCATI RECKON). SCATI RECKON é um software que centraliza e gerencia metadados de todas as câmeras de 40 agências e caixas eletrônicos, correlacionando as operações bancárias com imagens e vídeos, o que facilita a rastreabilidade de cada transação. Além de proporcionar uma visão clara e em tempo real, o SCATI RECKON armazena informações valiosas para business intelligence, utilizadas por áreas como atendimento ao cliente, recursos humanos, riscos operacionais e prevenção de fraudes.
5ª Fase: Integração com Sistemas de Gestão Comercial . Uma das maiores conquistas do projeto foi a integração da videovigilância com outros sistemas operacionais e de segurança. A pedido da área de segurança, a solução foi alargada a todas as operações realizadas nos balcões, integrando o software de gestão comercial do banco com o sistema de videovigilância. Isto permite que cada operação de balcão seja associada a uma sequência de vídeo específica, melhorando a rastreabilidade e simplificando a resolução de litígios com os clientes.
Sem dúvida, este é um projeto 360 onde diversas áreas do banco são usuárias de sistemas de vídeo, automatizando processos, melhorando o ROI do investimento e agregando o valor adicional de fornecer dados para business intelligence.
Todas as soluções implementadas são otimizadas para reduzir custos operacionais, desde a utilização de câmeras fisheye que cobrem mais áreas com menos dispositivos, até a compressão de vídeo eficiente usando H.265, que reduz a largura de banda e o armazenamento necessários. Além disso, o sistema permite a automação de processos, reduzindo a necessidade de intervenção humana em tarefas rotineiras de monitoramento.
Benefícios
A implementação deste projeto gerou múltiplos benefícios para o BBVA Perú, cumprindo os principais objetivos estabelecidos. Com vigilância por vídeo avançada, o banco conseguiu prevenir fraudes e reduzir incidentes de roubo de identidade. O controle de acesso por reconhecimento facial garante que apenas pessoas autorizadas entrem em áreas sensíveis, e o sistema SCATI CASH melhorou o gerenciamento e a resolução de reclamações em caixas eletrônicos.
O sistema inteligente de videovigilância permite automatizar processos, como a gestão de alertas em tempo real, melhorando significativamente os tempos de resposta. As diversas áreas do banco agora podem acessar dados úteis para business intelligence, otimizando o atendimento ao cliente e melhorando a tomada de decisões estratégicas.
A solução da SCATI não só garante segurança, mas aumenta o retorno do investimento ao agregar valor em diversas áreas do negócio. A integração dos dados de vídeo com outros sistemas bancários melhorou a rastreabilidade e a otimização dos recursos.
Graças às câmeras de contagem e gerenciamento de filas, o banco conseguiu melhorar a experiência do cliente, reduzindo os tempos de espera e otimizando o atendimento nos balcões e áreas de atendimento.
Em resumo, o projeto 360 do BBVA Peru é um exemplo claro de como a tecnologia avançada de videovigilância pode transformar não só a segurança de uma organização, mas também melhorar o seu funcionamento, reduzir custos e aumentar a satisfação do cliente, gerando um impacto positivo no negócio.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
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