Exposec 2006
Publicado por mpperes em 05-May-2006 22:30 (3923 leituras)
A Exposec – International Security Fair, feira oficial do setor de segurança organizada em parceria pela ABESE (www.abese.org.br) e o grupo CIPA (www.cipanet.com.br), atraiu mais de 24 mil empresários, profissionais e técnico do setor, com um crescimento de 36% em relação ao previsto. Conforme dados da ABESE alem de movimentar cerca de R$ 90 milhões em negócios diretos, a EXPOSEC 2006 deve gerar mais R$ 680 milhões em negócios nos próximos meses.
Contando com os principais fabricantes, distribuidores, revendas, profissionais de segurança eletrônica do mercado nacional e muitos do mercado internacional a Exposec sempre caracterizou-se por apresentar os principais lançamentos em CFTV, alarmes, controle de acesso, biometria, proteção perimetral, monitoramento, softwares, blindagens, radio-comunicação, entre outros. Mas esta edição apresentou um crescimento muito acentuado na presença dos sistemas de CFTV, com grande destaque para os sistemas de gravação digital divididos principalmente entre DVRs e Placas, além de uma infinidade de câmeras, speed-domes, controladoras, sistemas de transmissão e processamento e acessórios em geral.
Apesar do grande desenvolvimento e crescimento do CFTV o evento ressaltou a carência do nosso mercado de maiores informações e dispositivos com tecnologia Ip tais como câmeras IP, câmeras megapixel, NVRs, softwares de administração, sistemas wireless, entre outros. Mas nosso mercado ainda tem muito para crescer e estes dispositivos com certeza estarão ativamente presentes neste crescimento, complementando a aplicação e venda dos sistemas convencionais e os substituindo em muitos casos.
CIS-II
O II – Congresso Internacional de Segurança, ocorrido na período da manhã durante a feira, apresentou uma necessidade de maior especialização das empresas do setor, tendo servido como momento de reflexão e “mea culpa” do segmento de sistemas eletrônicos de segurança, como um auxiliar de extrema importância ao Poder Público, uma vez que as questões econômicas e políticas do Brasil, além dos grandes problemas de criminalidade não são responsabilidade apenas do governo mas sim de toda a sociedade, e o segmento de segurança eletrônica tem um papel fundamental na criação de soluções e formação de opiniões. O congresso apresentou novas tecnologias, cases de sistemas eletrônicos de segurança integrados, projetos de lei relacionados alem de questões éticas e de responsabilidade.
Com um enfoque nas visões do mercado de segurança eletrônica a nível mundial várias palestras mostraram o que está acontecendo na Europa, EUA e Ásia em termos de tecnologias e serviços.
Em uma abordagem bastante interessante foi discutido o direito de imagem, além da mostra de alguns projetos de lei relevantes a área de segurança eletrônica e CFTV como o projeto de lei 6779/2006 de autoria da Deputada Federal Maninha (PSOL-DF) que torna obrigatória a instalação de sistemas de segurança e câmeras de CFTV nas escolas públicas, e o projeto de lei para proibição de câmeras de segurança em áreas de produção industrial proposto pelo Deputado Federal Tarcísio Zimmerman (PT-RS).
Outros Eventos
Durante a Exposec ocorreram também a Blintech – Feira Internacional de Tecnologia de Blindagens, o II Fórum Gerenciamento de Crise em Segurança Empresarial, o XVIII Congresso Brasileiro de Segurança Empresarial. A programação da feira incluiu ainda diversas palestras sobre segurança, equipamentos, procedimentos e novas tecnologias promovidas por profissionais e empresas expositoras.
Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Guia do CFTV
Avalie este artigo, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro de revisão no texto?
Escreva para mim: mpperes@guiadocftv.com.br