Os principais requisitos a serem considerados em sistemas digitais de CFTV são:
Qualidade – as imagens são suficientemente boas?
Armazenamento – as imagens estão armazenadas adequadamente?
Exportação – as imagens podem ser facilmente exportadas do sistema?
Reprodução – as imagens podem ser facilmente reproduzidas por usuários autorizados?
É extremamente importante assegurar que estes requisitos simples sejam cumpridos, para que o valor das evidências obtidas pelo sistema de CFTV sejam válidos, assim como o tempo para acesso às informações seja o menor possível. Os itens serão explicados individualmente.
Qualidade
Qual a resolução? Qual a compressão? Quantas imagens por segundo?
|
|
Armazenamento
O que deve ser armazenado? Como isso deve ser armazenado?
|
- Especificação de requisitos – definindo o que deve ser visto e onde, selecionando o sistema que fará isso.
- As imagens armazenas, devem ter possibilidade de impressão e exportação, independente das imagens ao vivo, de forma a verificar o desempenho do sistema.
- O relógio do sistema deve estar correto e deve ser sincronizado periodicamente. (GMT)
- A qualidade da imagem não deve ser reduzida para se adequar a capacidade de armazenamento disponível no sistema.
- Deve ser conduzida uma manutenção periódica em todos os aspectos do sistema.
|
|
- O sistema deve ser operado e os equipamentos e as imagens devem ser armazenadas em ambientes seguros.
- Controle de acesso eletrônico, como senhas ou encriptações, não devem bloquear o acesso autorizado ao sistema ou as gravações.
- O sistema deve possuir capacidade de armazenamento suficiente para no mínimo 31 dias de gravação com imagens de boa qualidade.
- O sistema deve ser capaz de proteger imagens relevantes para revisão ou exportação em datas posteriores.
|
|
|
|
Exportação
Qual a quantidade de imagens a serem exportadas? Qual o formato?
|
|
Reprodução
A reprodução local é fácil? A reprodução remota é fácil?
|
- Um operador capaz de reproduzir ou exportar as gravações, deve estar disponível.
- Deve ser disponibilizado um manual básico de operações, que auxilie nas operações gerais do sistema e auxilie na reprodução e exportação.
- O operador deve conhecer o período de retenção do sistema e tempo de exportação para diferentes períodos de tempo.
- O sistema deve ter a capacidade de exportar rapidamente vídeo e imagens para uma mídia removível, com data e hora integral para imagens relevantes.
- A exportação deve incluir todo o software e ferramentas necessárias para reproduzir as imagens em um computador remoto.
- O sistema deve possuir um método apropriado para a capacidade de armazenamento.
- As imagens devem ser exportadas em um formato de arquivo acessível com a mesma qualidade que foi gravado no sistema nativo.
|
|
O software de reprodução deve:
- possuir controle de velocidade variável, incluindo quadro a quadro, visualização a frente e reversa;
- mostrar câmera única ou múltiplas e manter a relação de aspecto, ou seja, manter a mesma relação de altura e largura independente do tamanho;
- mostrar uma câmera com resolução completa;
- permitir a gravação que a gravação de cada câmera possa ser pesquisada por data e hora;
- permitir a impressão e/ou gravação (ex. bmp, jpg, png) de imagens com data e hora;
- A data e hora associadas com cada imagem deve ser totalmente legíveis.
- Uma vez exportado para uma mídia removível, os arquivos devem ter a possibilidade de reprodução imediata.
|
A qualidade é essencialmente importante no aproveitamento e utilização de imagens em sistemas de CFTV, por isso um sistema bem elabora contempla uma especificação, projeto, execução, operação e manutenção adequadamente executados e planejados.
Assim como as ferramentas de gravação e exportação, bem como, codecs e player de visualização em sistemas genéricos, PCs de terceiros ou até mesmo mídia de DVDs, devendo manter o maior nível de facilidade e compatibilidade possível.
Referencias: PSDB – Home Office – UK Police Requirements For Digital CCTV Systems
Se desejar obter maiores informações sobre dispositivos, projetos, aplicações e tecnologias IoT, entre em contato comigo através do e-mail marcelo@guiadocftv.com.br, terei o maior prazer em compartilhar meu conhecimento e trocar informações.
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Guia do CFTV
Avalie este artigo, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Gostaria de sugerir alguma notícia ou entrar em contato, clique Aqui!