Jamais deve ocorrer a surpresa de descobrir que o sistema de CFTV não estava operando, quando ocorre algum evento importante. Toda a credibilidade e confiabilidade do equipamento são perdidas e o custo de recuperação de confiança do cliente será bastante grande.
Por este motivo a manutenção dos sistemas de CFTV deve ser uma das principais preocupações do instalador e do usuário.
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva deve ter uma respostas rápida e solução completa, pois é a segurança do cliente que está em jogo. Por isso deve ser dada como prioridade sobre a manutenção preventiva. O cliente pode ajudar neste sentido informando o tipo de problema apresentado, para que o técnico de manutenção possa ser enviado levando equipamentos, acessórios e ferramentas adequadas.
Manutenção Preventiva
Embora a maioria dos sistemas iniciarem fornecendo resultados excelentes, a qualidade da imagem pode decair radicalmente alguns meses depois. Isto não deve ser uma regra. Um modesto programa de manutenção preventiva pode assegurar que o sistema continuar᠍á a fornecer a mesma qualidade e desempenho do dia em que foi instalado. Deve-ser ter um agendamento prévio das visitas que serão feitas entre 3 e 6 meses de acordo com o tipo de cliente, onde serão feitos testes completos de funcionamento, gravação, reprodução e resposta. Devem ser trocados conectores em mau estado, os equipamentos devem ser limpos e lubrificados, deve ser retirada qualquer sujeira ou poeira acumulada, deve-se verificar a existência de mau contato no cabeamento e conectores, deve-se verificar se os operadores estão aptos a trabalhar com os equipamentos. Deve ser preenchida uma planilha e assinada pelo técnico e pelo responsável pelo local.
Análise Correta
Os sistemas de CFTV são vistos como “equipamentos livres de manutenção”, e possivelmente por não existirem partes móveis. Mas na prática isto está bem longe da verdade. De qualquer forma existem diversos procedimentos que podem ser feitos para manter um sistema de CFTV na sua melhor condição. Um lista de itens a serem analisados pode fornecer uma ideia do tempo a ser gasto no local. Podendo ainda servir como um documento de verificação para o cliente. Além disso deve ser elaborada uma agenda de manutenção periódica e a mesma deve ser seguida a risca.
Avaliação do Contrato
Existem alguns custos que normalmente não são levados em conta na elaboração de contratos de manutenção. Algumas situações a serem levadas em consideração:
- É necessário algum tipo de resposta especial aos eventos monitorados?
- O cliente requer um back-up 24 horas das imagens?
- O local requer uma supervisão da operação?
- A sala de controle possui um sistema de controle de acesso para garantir que somente pessoas autorizadas acessem o local?
- O local requer dispositivos/procedimentos especiais de segurança (ex. plataformas eletroquímicas)?
- Serão disponibilizadas peças de reposição de prontidão (Equipamentos de Back-up)?
- O local esta sujeito a sujeira, agentes da natureza, ou elementos alheios ao funcionamento normal dos equipamentos que possam desgastar qualquer parte eletrônica ou mecânica do sistema?
- Serão necessários componentes extras de manutenção para dispositivos como time-lapses, DVR’s, movimentadores, ou outros equipamentos?
- O contrato irá cobrir todos os itens? (ex. Quantas visitas de manutenção serão cobertas? Qual o período de implantação do sistema?)
- Existe alguma cláusula excluindo danos provocados por descargas elétricas ou agentes da natureza?
- Existe a perda de garantia por mau uso? Os prazos estão bem definidos?
Se desejar obter maiores informações sobre dispositivos, projetos, aplicações e tecnologias IoT, entre em contato comigo através do e-mail marcelo@guiadocftv.com.br, terei o maior prazer em compartilhar meu conhecimento e trocar informações.
Guia do CFTV
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