As principais tendências do e-commerce em 2022
A internet é um espaço que os empreendedores podem explorar, criando o seu e-commerce para o seu negócio. Para ter excelentes resultados, é importante acompanhar as tendências do e-commerce em 2022.
Afinal, as novidades permitem se manter competitivo, aprimorar o desempenho e vendas e, consequentemente, com o tempo, conquistar mais credibilidade no mercado e a confiança dos clientes.
O cenário do e-commerce
O comércio eletrônico é um setor que está sempre em constante mudança, graças às novas tendências e tecnologias, além de um ambiente corporativo com rápidas evoluções e facilidades.
Nos últimos anos, o comportamento de compras está cada vez mais voltado para o online. Assim, os empreendedores precisam conhecer as novidades do mercado digital e se preparar para implementá-las no seu negócio.
Entre as principais tendências para 2022, estão a IA (Inteligência Artificial), omnichannel, preços dinâmicos, entre outras que podem agregar ganhos interessantes para o negócio.
Para estar à frente dos seus concorrentes, pesquisar e conhecer as principais tendências para o e-commerce é o jeito de ter resultados promissores.
Tendências para o e-commerce em 2022 para o sucesso dos negócios
A tecnologia e novas tendências são grandes aliadas do e-commerce.
Sendo assim, os empreendedores devem se atentar às principais inovações e como elas podem ajudar nos processos, permitindo oferecer a melhor experiência para os clientes – por exemplo. Confira as principais nos tópicos a seguir.
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Omnichannel
O conceito de omnichannel consiste na integração de diferentes canais de comunicação e venda com o foco em tornar a jornada de compra mais personalizada, conforme as necessidades e interesses das pessoas.
A ideia principal é garantir que a marca esteja presente em todos os canais que o público-alvo costuma acessar.
Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, o omnichannel não significa apenas estar presente em vários canais de comunicação e vendas.
No omnichannel, os consumidores não conseguem perceber a diferença entre os processos e tratamentos online e offline, bem como todas as informações já estão integradas.
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Recommerce
O recommerce é uma prática que consiste em colocar de volta no mercado um produto após já ser utilizado por um tempo. A ideia de jogar fora um item quando você não quer mais é considerada ultrapassada.
Um exemplo de recommerce é o marketplace Enjoei, que surgiu com um propósito de sustentabilidade.
O crescimento de brechós no Instagram e em alguns bairros são outro excelente exemplo.
E por que o recommerce será uma grande tendência em 2022? Algumas respostas para este questionamento estão relacionadas à sustentabilidade, ou seja, reduzir os impactos ambientais.
Por diferentes motivos e valores, cada vez mais as pessoas estão procurando produtos de segunda mão, algo que faz com que a economia gire sem que o ambiente sofra com isso, fato reforçado por conta do slow fashion.
Para chamar atenção do público, utilizar estratégias de Inbound Marketing é uma excelente alternativa nesse contexto.
O marketing de atração, como é conhecido popularmente, visa atrair, converter, vender e encantar os clientes com ações bem sutis, diferente do marketing tradicional que costuma ser mais agressivo.
Nesse caso, os valores da marca e seus posicionamentos em relação às causas sociais e ambientais podem ser abordados em materiais, que encantarão esses usuários.
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Social Commerce
As redes sociais já fazem parte do nosso dia a dia e para as marcas é muito importante marcar presença neste espaço para fortalecer a imagem do negócio e se relacionar com os clientes.
Com o crescimento no número de usuários nas redes, as vendas por esses canais também tendem a aumentar.
Assim, Whatsapp Pay e links de pagamento são recursos que tendem a ficar mais populares para oferecer sempre a melhor experiência de compra aos consumidores.
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Prazos de entrega cada vez mais rápidos
O imediatismo é uma característica que tem crescido nas pessoas e no mercado nesses últimos anos.
A necessidade de ter respostas rápidas já é uma realidade e o público deseja ter isso quando o assunto são entregas de produtos e atendimentos.
O prazo de entrega é um dos fatores decisivos para as compras, e muitas pessoas não se importam em pagar mais caro para ter suas mercadorias em mãos rapidamente.
A Amazon é um excelente exemplo quando o assunto é logística eficiente e agilidade, fazendo entregas até no mesmo dia da compra, dependendo do horário e localização do cliente.
Deste modo, investir em diversos canais e centros de distribuição em locais estratégicos são formas de atender a todas as demandas.
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Atendimento automatizado
O atendimento automatizado é aquele em que não há ações humanas sendo realizadas.
Essa é uma forte tendência para os e-commerces em 2022, porque atua acelerando o tempo de resposta.
Automatizar processos é o caminho para proporcionar ótimas experiências aos clientes.
O uso de chatbots, por exemplo, são excelentes opções para a automatização dos atendimentos aos clientes, podendo configurá-los com diversas respostas e caminhos, algo que desafoga bastante o tempo dos atendimentos.
Estas são apenas algumas das diversas tendências.
Portanto, estar atento e acompanhar as novidades para o e-commerce é o modo de melhorar o desempenho, vendas, atendimento ao cliente, faturamento e assim obter ganhos interessantes para o seu negócio.