Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Par trançado – UTP, Conversores e Baluns › Ballum passivo Cabo manga 4 vias
- Este tópico contém 11 respostas, 7 vozes e foi atualizado pela última vez 12 anos, 5 meses atrás por saulojedi.
-
AutorPosts
-
15 de abril de 2011 às 12:50 #14748jsxParticipante
Ola amigos, sou novo no forum e estou fazendo a instalação das cameras para um amigo meu!
Estou utilizando cabo manga 4 vias
4 cameras
1 fonte 12 V
Placa de captura Pico 4 cameras (bnc)
4 ballums passivosMinha duvida eh a seguinte:
Os conectores foram cortados pelos instaladores anteriores…
Em 2 cameras, existem 3 fios, Vermelho (positivo energia) preto (terra) e amarelo (video).
Nas outras existem 4 fios, 2 de energia (+ e gnd) e 2 de video!
Eu preciso usar um ballum em cada ponta? ou apenas para conectar na placa?
Como eu devo ligar as cameras de 3 e as de 4 fios?
Qual o fio que vou ligar no positivo e negativo do ballum, e qual no positivo e negativo da fonte?Agradeço qualquer ajuda!
16 de abril de 2011 às 10:02 #35762shaolinParticipanteQual a distância?
16 de abril de 2011 às 17:10 #35770Fernando DeschampsParticipanteOlá Amigo!!!
Na questão da câmera:
A que tem 4 fios, esse fio a mais que você encontra pode ser audio ou um outro terra. Ligue os fios de alimentação e teste qual dos outros dois é o video. o que sobrar deixa quieto.
Com cabo manga você não precisa de balun’s. Esse produto é necessário apenas em cabos de par trançado. E a utilização de par trançado é necessário somente se a distância for superior a 100M. Ou se você tiver uma pequena tubulação para passar os cabos.
Eu utilizo bastante o cabo coaxil 4mm flexivel com alimentação.
Abraços
18 de abril de 2011 às 16:25 #35794jsxParticipanteOla amigos
Obrigado pelos que colaboraram.
A distancia ficou assim:
1 com 40m
1 com 30
1 com 25
1 com 10Eu utilizei o cabo manga de 4 vias, uma das vias ficou sem uso (as cameras nao possuem audio), consegui fazer a ligação de todas as cameras, tudo funcionou 95%! Liguei o Amarelo das cameras, com o amarelo do Manga, o vermelho com o positivo da fonte, e o Marron (preto) liguei no negativo do Ballum e no terra da fonte. Tudo funcionando!
Eu utilizei os 4 balluns (paguei cerca de 12 reais em cada, da Multitoc) nas 4 cameras, apenas na ponta do cabo que se conecta a placa no PC, porem as 2 cameras mais distantes estao apresentando muita interferencia.
O amigo acima, me disse que não haveria necessidade de utilização dos Balluns, porém, não sei como conectar um Conector BNC ao cabo Manga. (no coaxial eh soh encaixar um adaptadorzinho e o plug, ja era)
Vou experimentar hoje colocar mais 1 ballun para ver se melhora! Alguem acha que melhora?? ou tem outra ideia?
Depois eu posto o resultado!
Obrigado18 de abril de 2011 às 16:34 #35796jsxParticipanteAh, quanto a minha duvida das cameras com 3 ou com 4 fios:
Eu acabei desvendando o mistério, vou postar aqui para ajudar que vier a ter a mesma dúvida:
Como os conectores haviam sido cortados, 1 dos modelos das cameras tinha 3 fios: vermelho = positivo fonte, amarelo = positivo video, preto = negativo fonte e ballum.
Outro modelo tinha 4: vermelho = positivo fonte, amarelo = positivo video, preto = negativo fonte e ballum e o sem casca, era o negativo do video!Mais pra quem não conhecia (como eu), parecia um bixo de 7 cabeças…
Obrigado a todos os dispostos a dividir seu conhecimento!
Até mais
19 de abril de 2011 às 11:28 #35800yogiParticipanteOlá…
Primeiramente, para este cabo não é adequado o uso de balum, pois não é um cabo de par trançado.
Cabo manga que você usa é com malha?
Se não, vai captar interferências externas.
Se for, ligue tanto negativo da fonte como também a terra do vídeo na malha, ou seja:– fio amarelo da camera → amarelo do cabo → eixo central do conector BNC
– fio vermelho → vermelho do cabo → (+) da fonte
– fio preto da camera → malha do cabo → (-) da fonte e a parte externa do conector BNCNão é considerado cabo bom para CFTV, principalmnte, quando a distância for grande.
Ideal seria com cabo coaxial.
Além de serem fios de capas finas e com as sessões de cobre dos fios do cabo manga é bem menor que a do coaxial haverá atenuação dos sinais de vídeo para longas distâncias e também por fato de estar junto com o fio de alimentação é passível de sofrer interferências.Enfim, para estas distâncias relatadas não deve ter grandes problemas de captação de imagens, desde que façam as interligações bem feitas e evitar passagens dos cabos próximos as fontes geradoras de ruídos.
Abraços.
22 de abril de 2011 às 03:04 #35816jsxParticipanteOla amigo
Obrigado por responder!
O cabo que estou utilizando é com Malha(bem fininha)..
Estou tendo bastante interferencia, como se linhas verticais ficassem passando na tela…
Fiz oq vc falou de juntar o Terra a malha, porém diminuiu pouca coisa a interferencia, mais aparentemente melhorou um pouquinho… embora eu tenha juntado apenas na ponta da camera… Não fiz o teste conectando a malha na ponta da fonte…Nunca imaginei ter essa interferencia com cabos manga por ser uma distancia tão pequena… E se não utilizo bALLUNS, como eu devo conectar os cabos a placa, que utiliza conectores Tipo F?
As cameras são bem simplesinhas.. DN300 da intelbras e similares…
É possível que esta interferencia venha da fonte? Comprei uma da Multitoc de 5A.
Por favor, me ajudem a eliminar essa interferencia.
Grato
Jonathan
22 de abril de 2011 às 19:59 #35822jsxParticipanteEntão eu acho que liguei errado..
Veja coomo eu liguei:
O manga possui 4 fios:
1 amarelo com malha
1 marron
1 Laranja
1 vermelhoEu liguei da seguinte forma
AMARELO da camera – amarelo do cabo – positivo Ballum
PRETO da camera – marron do cabo – negativo ballum
Preto da camera – Laranja do cabo – negativo Fonte
VERMELHO da camera – vermelho cabo – Positivo FONTEOu seja, o cabo marron e o laranja estão Juntos. e a malha esta inutilizada… Eu achei que a malha fosse apenas para eliminar interferencias… Mais então ela DEVE ser o aterramento obrigatóriamente?
Qual seria a forma correta para eliminar esta interferencia? seria algo como?
Amarelo camera – amarelo cabo – positivo ballum
Preto camera – Malha do cabo – negativo ballum e negativo fonte
Vermelho Camera – Vermelho do Cabo – Positivo da fonteE de que forma eu conecto o cabo manga a Uma placa de Captura com Conectores F (PICO 2000) sem utilizar BALLUM?
Tem algum problema eu utiliza-los com o cabo manga? Estou utlizando Balluns apenas para conectar os cabos a Placa de captura!Mais uma vez, grato pela atençao!
Jonathan
23 de abril de 2011 às 12:21 #35823yogiParticipanteOlá…
Conexão entre a camera, o cabo e a placa é conforme já citei antes. Não use baluns.
Vou colocar as imagens do conector BNC macho e esquema de conexão (aqui está montado em um cabo coaxial bipolar, mas esquema é o mesmo).
Escolha conector BNC de mola e de soldar ou de parafusar (ver figura), já que não tem um “cabo” firme como coaxial.“Placa de captura com conectores F (Pico 2000)”???
Nunca usei placa Pico2000. Porém, como todas as placas os conectores costumam ser do tipo BNC, se não, é novidade pra mim.
A interferências nas imagens podem ocorrer para as cameras distantes (> de 30 ou 40m)Veja as imagens abaixo.
Abraços.
23 de abril de 2011 às 16:36 #35824rodox1981Participantebom esse cabo nao é necessario balun como muitos falaram , mais se vc ta usando e ta com interferencia , use balun do outro lado tb , se vc ta usando do lado da placa , use no lado da camera tb . O melhor seria vc por conector bnc nas pontas .
29 de junho de 2011 às 16:29 #36399aurirjrParticipanteBoa tarde todos.
Estou aproveitando o tópico por ser relacionado ao meu problema. Se alguem me levar a achar a solução, ficaria muito satisfeito em pagar pela consultoria! Estou instalando sem ser profissional porque na minha cidade está difícil profissionais em CFTV.A instalação é de 8 câmeras, usando cabo manga + balun. Sei que o balun não é necessário, mas testei a qualidade de cada câmera, isoladamente, em uma tv. Duas vias na imagem da tv, e duas vias na energia da fonte. O balun realmente tirava todas as interferências, deixava uma imagem muito mais limpa que sem o balun. ( balun nas duas pontas, tanto na camera quanto na geovision )
Tendo testado cada câmera isolada, todas com boa qualidade, fui ligá-las juntas na geovision, todas na mesma fonte. Ae começou a novela. Ligando cada uma isoladamente, mesma maravilha de qualidade da tv. Quando ligo mais de uma na geovision, elas ficam com a imagem toda pertubada.
Notei que conseguia ligar duas, somente se as distancia delas fossem parecidas. Mas a regra era: ligou mais de uma -> imagem toda chiada.
A ligação normal que estava sendo feito era:
[img align=left width=300]http://s3.postimage.org/7vje0viir/antes.jpg[/img]
Depois de várias tentativas, consegui ligar todas as câmeras na mesma geovision, mas a qualidade da imagem não estava tão boa quanto antes ( qndo isoladas ).
Basicamente liguei o negativo da fonte nos negativos do balun.
O esquema atual é este:[img align=left width=300]http://s3.postimage.org/7vk16edfn/depois.jpg[/img]
Realmente não entendo o que está acontecendo. Imagino que seja a fonte sendo usada para câmeras em diferentes distancias, mas nessa ultima configuração deu certo. Tambem não entendi porque deu certo.
Se preciso: aurirjr@yahoo.com.br
Muito grato!
16 de junho de 2012 às 20:07 #40608saulojediParticipanteBoa noite a todos,
eu estou instalando 2 cameras de segurança aqui em casa e o meu problema é bem parecido com o seu:tenho um DVR e nele estão ligadas 2 cameras, na verdade liguei a 2ª camera hoje.. antes tinha apenas uma camera e a imagem estava perfeita,
o problema ocorre quando eu conecto a 2ª camera, daí surge uma interferência chata!Estava com o DVR ligado em apenas uma camera durante uns 20 dias, nunca tive problema com interferência, só foi ligar mais uma que a interferência aparece,
já liguei só a Cam1 e depois só a Cam2 isoladamente, fica imagem perfeita… mas basta ligar uma segunda que já aparece a maldita interferência.
nem preciso conectar a outra cam, é só eu encostar o metal do conector BNC na saída do DVR que já ocorre a interferência!Utilizo uma fonte de 12V / 1amp para as duas cameras, e todas são ligadas via cabo UTP (par trançado) e a energia vai pelo cabo utp também, já tirei 2 pares de um conduíte e coloquei em outro separado e nada!
voce conseguiu resolver?! ou alguém tem alguma idéia do que possa ser?
obrigado antecipadamente…posso ligar o negativo da fonte em todos os negativos dos baluns?
Att
Saulo FP[img width=300]http://www.maggiore-sys.com.br/img/DSC00360.JPG[/img]
[img width=300]http://www.maggiore-sys.com.br/img/DSC00361.JPG[/img]
[img width=300]http://www.maggiore-sys.com.br/img/DSC00362.JPG[/img] -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.