Balun independente ou com vários canais, o que é melhor?

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Daniel
    Participante

Olá, pessoal!

Vou iniciar a instalação um sistema de CFTV composto por 20 câmeras e tenho algumas dúvidas. Pelo que li no fórum, a melhor maneira de fazer a instalação das câmeras é com baluns e cabo UTP.

Comecei a estudar os modelos de baluns, e encontrei uma solução interessante que são os baluns com vários canais, porém lembro-me de ter visto um artigo dizendo que era melhor utilizar baluns individuais.

Tenho intensão de utilizar um balun ativo de 32 canais junto ao DVR e utilizar baluns passivos junto as câmeras. A maior distância será em torno de 200m.

Minha pergunta, é melhor trabalhar com baluns individuais ou com baluns com vários canais? Por que?

Além disso, quais são os modelos e fabricantes que são de conhecimentos de vocês e que são bons?

Desde já agradeço pela ajuda!!!

Daniel
    Participante

Olá pessoal!

Alguém saberia responder?

Valeu!

Olá amigo,

A escolha entre baluns individuais ou hubs (concentradores) depende de vários aspectos, como nível de proteção, quantidade de canais, recursos agregados, etc. Os hubs permitem uma maior organização e gerenciamento mais fácil, além de apresentarem um aspecto final mais profissional. Alguns modelos apresentam função POE passiva (alimentação para as câmeras), regenerador ativo, dados para PTZ, etc

Porém a única ressalva ocorre na ocorrência de queima de canal, que acarretará na necessidade de movimentar todo o conjunto para a manutenção.

O uso de baluns individuais irá complicar um pouco a montagem e acondicionamento no rack/gabinete tendo maior possibilidade de mau contato e quebra de cabos. Mas por outro lado cada balun será independente podendo ser substituído facilmente.

Em relação a marcas eu geralmente prefiro as mais tradicionais são a NVT, Vigitron, Muxlab, porém em atualmente estão presentes no mercado uma infinidade de marcas, uma vez que o custo é muito baixo e dependo do projeto o custo beneficio se torna mais viável. Alguns exemplos são Gravo, Tecvoz, Yoko, etc entre várias outras, uma vez que todos os importadores já estão trazendo as suas opções.

Daniel
    Participante

Olá MPPeres,

Obrigado por sua resposta! Vou partir para a compra do HUB, pois acredito que ficará melhor para minha situação.

Entre os fabricantes de balun que citou, tentei contato com a Vigitron e me disseram que atualmente não tem representantes no Brasil. Me mandaram uma cotação em dólar, mas para mim estava muito cara, isso sem considerar os impostos para a importação.

Por favor, saberia me informar onde posso comprar no Brasil os baluns da NVT ou Muxlab?

Valeu novamente pela ajuda!

higa79
    Participante

Boa tarde, MPPERES
    Tenho uma dúvida, estes HUB´s que você citou são específicos para CFTV?
    Por passar a energia e a imagem no mesmo cabo dá interferência?
    Pesquisei e não achei nada no GOOGLE, nenhum tutorial de como seria esta montagem de várias câmeras com HUB, tenho 16 câmeras, posso comprar um HUB de 4×1 e colocar 4 câmeras por RJ45?
    Poderia me informar onde acho um tutorial?

Obrigado!

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.