Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Instalação e Procedimentos › Balun independente ou com vários canais, o que é melhor?
- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 11 anos, 3 meses atrás por higa79.
-
AutorPosts
-
1 de fevereiro de 2013 às 15:29 #17387DanielParticipante
Olá, pessoal!
Vou iniciar a instalação um sistema de CFTV composto por 20 câmeras e tenho algumas dúvidas. Pelo que li no fórum, a melhor maneira de fazer a instalação das câmeras é com baluns e cabo UTP.
Comecei a estudar os modelos de baluns, e encontrei uma solução interessante que são os baluns com vários canais, porém lembro-me de ter visto um artigo dizendo que era melhor utilizar baluns individuais.
Tenho intensão de utilizar um balun ativo de 32 canais junto ao DVR e utilizar baluns passivos junto as câmeras. A maior distância será em torno de 200m.
Minha pergunta, é melhor trabalhar com baluns individuais ou com baluns com vários canais? Por que?
Além disso, quais são os modelos e fabricantes que são de conhecimentos de vocês e que são bons?
Desde já agradeço pela ajuda!!!
5 de fevereiro de 2013 às 19:51 #43197DanielParticipanteOlá pessoal!
Alguém saberia responder?
Valeu!
5 de fevereiro de 2013 às 23:00 #43200Eng° Marcelo PeresMestreOlá amigo,
A escolha entre baluns individuais ou hubs (concentradores) depende de vários aspectos, como nível de proteção, quantidade de canais, recursos agregados, etc. Os hubs permitem uma maior organização e gerenciamento mais fácil, além de apresentarem um aspecto final mais profissional. Alguns modelos apresentam função POE passiva (alimentação para as câmeras), regenerador ativo, dados para PTZ, etc
Porém a única ressalva ocorre na ocorrência de queima de canal, que acarretará na necessidade de movimentar todo o conjunto para a manutenção.
O uso de baluns individuais irá complicar um pouco a montagem e acondicionamento no rack/gabinete tendo maior possibilidade de mau contato e quebra de cabos. Mas por outro lado cada balun será independente podendo ser substituído facilmente.
Em relação a marcas eu geralmente prefiro as mais tradicionais são a NVT, Vigitron, Muxlab, porém em atualmente estão presentes no mercado uma infinidade de marcas, uma vez que o custo é muito baixo e dependo do projeto o custo beneficio se torna mais viável. Alguns exemplos são Gravo, Tecvoz, Yoko, etc entre várias outras, uma vez que todos os importadores já estão trazendo as suas opções.
7 de fevereiro de 2013 às 20:49 #43248DanielParticipanteOlá MPPeres,
Obrigado por sua resposta! Vou partir para a compra do HUB, pois acredito que ficará melhor para minha situação.
Entre os fabricantes de balun que citou, tentei contato com a Vigitron e me disseram que atualmente não tem representantes no Brasil. Me mandaram uma cotação em dólar, mas para mim estava muito cara, isso sem considerar os impostos para a importação.
Por favor, saberia me informar onde posso comprar no Brasil os baluns da NVT ou Muxlab?
Valeu novamente pela ajuda!
29 de agosto de 2013 às 17:50 #44953higa79ParticipanteBoa tarde, MPPERES
Tenho uma dúvida, estes HUB´s que você citou são específicos para CFTV?
Por passar a energia e a imagem no mesmo cabo dá interferência?
Pesquisei e não achei nada no GOOGLE, nenhum tutorial de como seria esta montagem de várias câmeras com HUB, tenho 16 câmeras, posso comprar um HUB de 4×1 e colocar 4 câmeras por RJ45?
Poderia me informar onde acho um tutorial?Obrigado!
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.