Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Instalação e Procedimentos › Cabeamento DICA!
- Este tópico contém 3 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 5 meses atrás por Geison Pontes Tavares.
-
AutorPosts
-
15 de agosto de 2015 às 16:48 #19314CezarParticipante
Olá pessoal. Comecei a instalar CFTV a pouco tempo, fiz 2 ou 3 instalações (2 lojas e 1 residência). Agora estou fazendo um orçamento para um condomínio, com 2 blocos e tenho algumas dúvidas… O sistema escolhido é o HDCVI da Intelbras. Serão 5 câmeras externas, para o pátio e portão e 8 internas, sendo: 4 por bloco, 1 por andar.
O DVR ficara no Bloco 1. Existe tubulações subterrâneas entre os blocos, onde atualmente passam cabos de interfonia e telefonia. A distância entre um bloco e outro é de 50 metros, minha primeira dúvida seria; Gostaria de usar cabo UTP e balun, mas, por eu não saber as condições dessas tubulações, se estão úmidas demais, ou até imersas em água, não seria interessante utilizar um cabo mais emborrachado, resistente? Qual seria este cabo?Como o DVR vai ficar no BL1 e eu tenho 4 câmeras no BL2, eu posso utilizar somente 1 cabo utp e destinar um par para cada câmera do BL2 e alimentar as câmeras deste bloco com uma fonte no próprio bloco?
Tenho que ter certeza… vai funcionar sem interferência, pelo fato dos 4 sinais de vídeo estarem no mesmo cabo?
Se caso eu puder utilizar 1 só cabo UTP… ele chegando no BL2 eu precisarei retirar a capa azul e deixar cada parzinho indo para cada câmera em cada andar ou há como colocar algum adaptador para a partir deste, colocar um cabo UTP para cada câmera?
E por fim… como normalmente é calculado o valor da mão de obra para um serviço assim?
Desde já, agradeço a ajuda e imagino que as respostas também ajudaram outros instaladores.
19 de agosto de 2015 às 00:07 #49106CezarParticipanteComo não obtive nenhuma resposta, nem dica sobre minhas dúvidas, cheguei a minha própria conclusão. Com o propósito de AJUDAR os demais usuários que se encontrarem nessa mesma situação, segue abaixo o que eu acho após pesquisar…
O cabo indicado para CFTV para uso em tubulação subterrânea, é o F/UTP CAT5E. É um cabo UTP(Cabo de rede), com dupla capa e blindagem. É um cabo resistente para este tipo de situação.
Você pode utilizar um par para cada camera. É importante que as conexões estejam bem feitas! Emendas NEM SONHAR!!! Utilize um balun de qualidade como o da Intelbras XBP 401 ou mesmo o XBP502A Que tb ja acompanha o plug P4 para alimentação.
A alimentação da câmera pode ser um dos pares, mas desde que a distância não seja tão grande (até uns 50 metros por segurança). Sempre que possível, utilize um cabinho paralelo (aqueles preto e vrm) de 1 mm. ou mais se a distância for maior.
É sempre recomendável que a potência da fonte seja mais alta que a somatória das cameras ligadas a ela. Em média as cameras (mais comuns, mesmo as HDCVI, consomem 1A ou 1,5A com o Infra Vermelho acionado(a noite).
É interessante que a fonte trabalhe com uma folga.
“Se for possível”, como dificilmente na prática é, utilize fontes independentes.
Ou divida o circuito com duas fontes, para que no caso de queima de uma delas, o sistema não caia por completo.Cada par do cabo UTP, se destinado a uma camera, deve ir direto do DVR à câmera em questão. Não emende!!! Funciona emendando? Sim, se for muito bem soldada, isolada… Mas, sugiro que dê seu jeito e faça o cabo chegar direto até a camera.
Quanto a mão de obra, cada caso é um caso. É muito difícil padronizar. Mas somente para ilustrar, a instalação de um ponto de câmera num local de fácil acesso para passar o cabo, fixar a camera, na minha opinião deve valer uns R$ 150,00.
Conforme a dificuldade for aumentando, aumente o valor.Considere tudo na instalação. Acho interessante separar por tópicos a instalação.
Ex: Fixação eletrodutos… Passagem dos cabos, conexões, instalação e configuração DVR, gasolina, almoço e outros gastos…Nem sempre vale a pena ganhar em cima do material. Mas você pode colocar uns 10% para cobrir eventuais gastos.
Por fim, explique exatamente o que você fará na instalação para evitar transtornos.
19 de agosto de 2015 às 17:06 #49110Paulo Fernando V. MatosParticipanteBoa Tarde,
Só acredito ser inviavel colocar um par do cabo trançado para enviar alimentação para as câmeras junto com o sinal de video. Além do risco de incendiar tudo!!!!
Vai a dica ai!!!!
19 de agosto de 2015 às 18:01 #49112Geison Pontes TavaresParticipanteBoa tarde amigo, sugiro que utilize o balun com alimentação e um cabo para cada camera. É mais trabalhoso mas fica muito bom, no balun ele utiliza duas vias do cabo utp para imagem e os outros trés pares ele utiliza para alimentação, só tem que climpar com o conector rj45 igual nas duas pontas. Sou iniciante em instalação de cftv mas todas que fiz utilizei o balun com alimentação e não tive problemas.
Quanto ao cabo, eu fiz uma substituição para um colega e utilizei i f/utp para uma camera a 100mts e não tive problemas porém ao fazer o curso para instalação foi passado pelo professor o por que de não utilizar cabo blindado, pode ocorrer problemas com a imagem. O correto neste caso seria o u/utp que é para areas externas com dupla proteção mas sem a blindagem metalica. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.