Cabeamento DICA!

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Cezar
    Participante

Olá pessoal. Comecei a instalar CFTV a pouco tempo, fiz 2 ou 3 instalações (2 lojas e 1 residência). Agora estou fazendo um orçamento para um condomínio, com 2 blocos e tenho algumas dúvidas… O sistema escolhido é o HDCVI da Intelbras. Serão 5 câmeras externas, para o pátio e portão e 8 internas, sendo: 4 por bloco, 1 por andar.
    O DVR ficara no Bloco 1. Existe tubulações subterrâneas entre os blocos, onde atualmente passam cabos de interfonia e telefonia. A distância entre um bloco e outro é de 50 metros, minha primeira dúvida seria; Gostaria de usar cabo UTP e balun, mas, por eu não saber as condições dessas tubulações, se estão úmidas demais, ou até imersas em água, não seria interessante utilizar um cabo mais emborrachado, resistente? Qual seria este cabo?

Como o DVR vai ficar no BL1 e eu tenho 4 câmeras no BL2, eu posso utilizar somente 1 cabo utp e destinar um par para cada câmera do BL2 e alimentar as câmeras deste bloco com uma fonte no próprio bloco?

Tenho que ter certeza… vai funcionar sem interferência, pelo fato dos 4 sinais de vídeo estarem no mesmo cabo?

Se caso eu puder utilizar 1 só cabo UTP… ele chegando no BL2 eu precisarei retirar a capa azul e deixar cada parzinho indo para cada câmera em cada andar ou há como colocar algum adaptador para a partir deste, colocar um cabo UTP para cada câmera?

E por fim… como normalmente é calculado o valor da mão de obra para um serviço assim?

Desde já, agradeço a ajuda e imagino que as respostas também ajudaram outros instaladores.

Cezar
    Participante

Como não obtive nenhuma resposta, nem dica sobre minhas dúvidas, cheguei a minha própria conclusão. Com o propósito de AJUDAR os demais usuários que se encontrarem nessa mesma situação, segue abaixo o que eu acho após pesquisar…

O cabo indicado para CFTV para uso em tubulação subterrânea, é o F/UTP CAT5E. É um cabo UTP(Cabo de rede), com dupla capa e blindagem. É um cabo resistente para este tipo de situação.

Você pode utilizar um par para cada camera. É importante que as conexões estejam bem feitas! Emendas NEM SONHAR!!! Utilize um balun de qualidade como o da Intelbras XBP 401 ou mesmo o XBP502A Que tb ja acompanha o plug P4 para alimentação.

A alimentação da câmera pode ser um dos pares, mas desde que a distância não seja tão grande (até uns 50 metros por segurança). Sempre que possível, utilize um cabinho paralelo (aqueles preto e vrm) de 1 mm. ou mais se a distância for maior.

É sempre recomendável que a potência da fonte seja mais alta que a somatória das cameras ligadas a ela. Em média as cameras (mais comuns, mesmo as HDCVI, consomem 1A ou 1,5A com o Infra Vermelho acionado(a noite).
    É interessante que a fonte trabalhe com uma folga.
    “Se for possível”, como dificilmente na prática é, utilize fontes independentes.
    Ou divida o circuito com duas fontes, para que no caso de queima de uma delas, o sistema não caia por completo.

Cada par do cabo UTP, se destinado a uma camera, deve ir direto do DVR à câmera em questão. Não emende!!! Funciona emendando? Sim, se for muito bem soldada, isolada… Mas, sugiro que dê seu jeito e faça o cabo chegar direto até a camera.

Quanto a mão de obra, cada caso é um caso. É muito difícil padronizar. Mas somente para ilustrar, a instalação de um ponto de câmera num local de fácil acesso para passar o cabo, fixar a camera, na minha opinião deve valer uns R$ 150,00.
    Conforme a dificuldade for aumentando, aumente o valor.

Considere tudo na instalação. Acho interessante separar por tópicos a instalação.
    Ex: Fixação eletrodutos… Passagem dos cabos, conexões, instalação e configuração DVR, gasolina, almoço e outros gastos…

Nem sempre vale a pena ganhar em cima do material. Mas você pode colocar uns 10% para cobrir eventuais gastos.

Por fim, explique exatamente o que você fará na instalação para evitar transtornos.

Boa Tarde,

Só acredito ser inviavel colocar um par do cabo trançado para enviar alimentação para as câmeras junto com o sinal de video. Além do risco de incendiar tudo!!!!

Vai a dica ai!!!!

Geison Pontes Tavares
    Participante

Boa tarde amigo, sugiro que utilize o balun com alimentação e um cabo para cada camera. É mais trabalhoso mas fica muito bom, no balun ele utiliza duas vias do cabo utp para imagem e os outros trés pares ele utiliza para alimentação, só tem que climpar com o conector rj45 igual nas duas pontas. Sou iniciante em instalação de cftv mas todas que fiz utilizei o balun com alimentação e não tive problemas.
    Quanto ao cabo, eu fiz uma substituição para um colega e utilizei i f/utp para uma camera a 100mts e não tive problemas porém ao fazer o curso para instalação foi passado pelo professor o por que de não utilizar cabo blindado, pode ocorrer problemas com a imagem. O correto neste caso seria o u/utp que é para areas externas com dupla proteção mas sem a blindagem metalica.

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.