Cabeamento – IMPORTANTE!
Olá pessoal. Comecei a instalar CFTV a pouco tempo, fiz 2 ou 3 instalações (2 lojas e 1 residência). Agora estou fazendo um orçamento para um condomínio, com 2 blocos e tenho algumas dúvidas... O sistema escolhido é o HDCVI da Intelbras. Serão 5 câmeras externas, para o pátio e portão e 8 internas, sendo: 4 por bloco, 1 por andar.
O DVR ficara no Bloco 1. Existe tubulações subterrâneas entre os blocos, onde atualmente passam cabos de interfonia e telefonia. A distância entre um bloco e outro é de 50 metros, minha primeira dúvida seria; Gostaria de usar cabo UTP e balun, mas, por eu não saber as condições dessas tubulações, se estão úmidas demais, ou até imersas em água, não seria interessante utilizar um cabo mais emborrachado, resistente? Qual seria este cabo?
Como o DVR vai ficar no BL1 e eu tenho 4 câmeras no BL2, eu posso utilizar somente 1 cabo utp e destinar um par para cada câmera do BL2 e alimentar as câmeras deste bloco com uma fonte no próprio bloco?
Tenho que ter certeza... vai funcionar sem interferência, pelo fato dos 4 sinais de vídeo estarem no mesmo cabo?
Se caso eu puder utilizar 1 só cabo UTP... ele chegando no BL2 eu precisarei retirar a capa azul e deixar cada parzinho indo para cada câmera em cada andar ou há como colocar algum adaptador para a partir deste, colocar um cabo UTP para cada câmera?
E por fim... como normalmente é calculado o valor da mão de obra para um serviço assim?
Desde já, agradeço a ajuda e imagino que as respostas também ajudaram outros instaladores.