Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Câmeras para CFTV › Câmeras Infra Red …
- Este tópico contém 9 respostas, 8 vozes e foi atualizado pela última vez 14 anos, 6 meses atrás por Mtex.
-
AutorPosts
-
3 de outubro de 2007 às 01:19 #23238fsa2Participante
Olá.
As câmeras ou microcâmeras com infra vermelho são, sim, uma boa solução para ambientes escuros. Seu uso, porém, deve ser feito somente em ambientes- internos ou externos- em que haja objetos ao redor ou próximos à câmera, nas quais os raios infravermelhos possam incidir. Em ambientes muito grandes ou ambientes externos totalmente descampados, sua eficiência é bem reduzida ou mesmo nula, mas em ambientes pequenos ou com pontos nos quais os raios possam incidir, se as câmeras forem de boa qualidade as imagens serão boas.
Observe sempre a distância máxima atingida pelos raios infravermelhos, indicada na embalagem ou manual da câmera, e sempre dê um desconto nessa distância para não ser pego de surpresa- por exemplo, câmeras com infra para 8 metros, são bem eficientes até uns 5 ou 6 metros, mas raramente iluminam bem nos 8 metros. E, em caso de uso de câmeras ou microcâmeras que não venham já montadas em caixas de proteção ou domes, a instalação das mesmas dentro de caixas ou domes é meio complicada, pois pode haver reflexo dos raios para dentro da própria caixa ou dome e atrapalhar a imagem- preifra sempre as câmeras que já vem montadas, ou, se puder, em uso interno, instale as câmeras sem caixa de proteção alguma.3 de outubro de 2007 às 13:18 #23247Alcides M. FilhoParticipantefsa,
Obrigado pelos esclarecimentos que sem duvida foram de grande valia, quanto ao seu funcionamento, os infra red, permancem acesos durante toda noite iluminando a area de foco, ou são automaticas, acendem ao perceberem movimentos na area etc…???
Abraço,
AMFsa2 escreveu:
Olá.
As câmeras ou microcâmeras com infra vermelho são, sim, uma boa solução para ambientes escuros. Seu uso, porém, deve ser feito somente em ambientes- internos ou externos- em que haja objetos ao redor ou próximos à câmera, nas quais os raios infravermelhos possam incidir. Em ambientes muito grandes ou ambientes externos totalmente descampados, sua eficiência é bem reduzida ou mesmo nula, mas em ambientes pequenos ou com pontos nos quais os raios possam incidir, se as câmeras forem de boa qualidade as imagens serão boas.
Observe sempre a distância máxima atingida pelos raios infravermelhos, indicada na embalagem ou manual da câmera, e sempre dê um desconto nessa distância para não ser pego de surpresa- por exemplo, câmeras com infra para 8 metros, são bem eficientes até uns 5 ou 6 metros, mas raramente iluminam bem nos 8 metros. E, em caso de uso de câmeras ou microcâmeras que não venham já montadas em caixas de proteção ou domes, a instalação das mesmas dentro de caixas ou domes é meio complicada, pois pode haver reflexo dos raios para dentro da própria caixa ou dome e atrapalhar a imagem- preifra sempre as câmeras que já vem montadas, ou, se puder, em uso interno, instale as câmeras sem caixa de proteção alguma.[/quote]3 de outubro de 2007 às 15:31 #23251Ronan AlvesParticipanteOlá meus caros!!!
aproveitando a dúvida levantada aqui, tivemos problemas na instalação de câmeras com IR, pois foi instalado na entrada, na parte externa, de um cliente. Durante o dia sua imagem maravilhosa, porém a noite o resultado foi desastroso. Não sei o o que pode ter acontecido, pois o ambiente é aberto e no pátio há postes de iluminação. Ela foi montada numa caixa de proteção e nas gravações parecia que os raios IR refletiam no vidro da caixa de proteção. Tiramos-a da caixa e sua imagem tbém não ficou bom.abraços,
RonanTst
3 de outubro de 2007 às 16:27 #23252RicardoPPParticipanteAMF escreveu: fsa, Obrigado pelos esclarecimentos que sem duvida foram de grande valia, quanto ao seu funcionamento, os infra red, permancem acesos durante toda noite iluminando a area de foco, ou são automaticas, acendem ao perceberem movimentos na area etc...??? Abraço, AMF sa2 escreveu: Olá. As câmeras ou microcâmeras com infra vermelho são, sim, uma boa solução para ambientes escuros. Seu uso, porém, deve ser feito somente em ambientes- internos ou externos- em que haja objetos ao redor ou próximos à câmera, nas quais os raios infravermelhos possam incidir. Em ambientes muito grandes ou ambientes externos totalmente descampados, sua eficiência é bem reduzida ou mesmo nula, mas em ambientes pequenos ou com pontos nos quais os raios possam incidir, se as câmeras forem de boa qualidade as imagens serão boas. Observe sempre a distância máxima atingida pelos raios infravermelhos, indicada na embalagem ou manual da câmera, e sempre dê um desconto nessa distância para não ser pego de surpresa- por exemplo, câmeras com infra para 8 metros, são bem eficientes até uns 5 ou 6 metros, mas raramente iluminam bem nos 8 metros. E, em caso de uso de câmeras ou microcâmeras que não venham já montadas em caixas de proteção ou domes, a instalação das mesmas dentro de caixas ou domes é meio complicada, pois pode haver reflexo dos raios para dentro da própria caixa ou dome e atrapalhar a imagem- preifra sempre as câmeras que já vem montadas, ou, se puder, em uso interno, instale as câmeras sem caixa de proteção alguma.
[/quote]
Bem, vamos aos poucos.
Independente da luminosidade, o Infra fica ligado direto.
Repare que em shoppings, os leds de infra por ficarem ligados muito tempo ficam até avermelhados.
Mesmo com as especificações, dá-se uma margem de segurança aos sistemas.
Câmeras com infra, só use as que já vem na caixa. Colocar depois dentro de caixa é furada justamente por reflexão.
3 de outubro de 2007 às 21:04 #23259Fernando DeschampsParticipanteOlá Amigos.
Tem em um cliente 12 Câmeras com Infra p/ 50m (VTV 2002), os fundos da empresa que é uma área de mata e sem iluminação, tenho imagens ótimas com um perfeito funcionamento do Infra Red.
Encontrei problemas iniciais com uma câmera que estava instalada próxima a um poste de iluminação, então em uma parte da imagem tinha uma quantidade maior de lux do que na outra parte, isso interferia em muito a qualidade da imagem. Pois a câmera além de ter o infra é day nigth! Essa variação de luminosidade influenciou para o não funcionamento correto do equipamento.abraços
14 de outubro de 2007 às 12:53 #10087Alcides M. FilhoParticipanteCâmeras infra red… seria a solução para capitação de imagens noturnas com qualidade, – como funcionam .??
Quem obteve sucesso, com esse periférico – deixe seu parecer e nos conte seu sucesso com esse produto que ainda parece meio confuso … e curioso para MUITOS instaladores.
Aguardo seus cometários..AMF
14 de outubro de 2007 às 12:53 #23365Alcides M. FilhoParticipanteSenhores,
Que Maravilha temos aqui vários amigos nos contado sua vantagens e decepções com as câmeras Infra-Red, ESSAS experiências são MUITO importante para todos nós – Pode parecer ridículo postar sua opinião e tecer seus comentários a respeito do tópico, mas vejam bem quanta informação podemos estar passando uns aos outros, QUANTA ajuda pode vir nas palavras postadas aqui, TODOS que acessarem poderão corrigir alguma falha e mesmo até melhorem sua aplicações, Senhores continuem a nos contar e a por aqui suas experiências, elas são verdadeira PEROLAS os iniciantes e hobbistas.
SABER não ocupa espaço, ensinar dignifica o homem e produz crescimento! Pense nisso!!!
Um abraço a todos…
AMF
🙂12 de janeiro de 2010 às 09:05 #30522rsilvioParticipantePessoal,
Instalei uma câmera com infra em um cliente q deseja capturar imagens da entrada, porém, com a claridade excessiva a imagem está saindo escura.
Coloquei uma folha de papel em cima da câmera cobrindo um pouco da claridade e ficou bem melhor a imagem…
Seria melhor substituir por uma micro câmera ?
Abraços
Renato.
29 de janeiro de 2010 às 08:18 #30740adriano77ParticipanteColegas,
Preciso fazer alguns comentários:1. RicardoPP >> Nem todas as câmeras ficam com os leds ligados o tempo todo. Normalmente, as câmeras mais “profissionais” utilizam o mesmo sensor que chaveia elas entre day e night (color e pb) para ligar / desligar os leds.
2. O comentário acima pode explicar o problema do usuário RonanTst. Durante a noite, o consumo de corrente elétrica aumenta porque a câmera agora precisa alimentar os leds, que de dia estavam apagados. Dependendo da câmera, o consumo de energia aumenta consideravelmente. Se for possível, teste a câmera com uma fonte mais “potente”.
3. Cuidado com mini câmeras com leds, com o tempo os mesmos “queimam” e normalmente os fabricante não fazem manutanção delas. O idela, apesar de muito caro, é utilizar canhões de infra. Mas na falta de orçamento, pelo menos, evite comprar câmeras IR de procedência duvidosa.
4. rsilvio >> não tenho certeza, mas acho que vc terá o mesmo problema com uma câmera que não IR. Se vc tivesse verba sobrando, compre uma câmera com WDR 🙂Espero ter ajudado
2 de maio de 2010 às 14:20 #31930MtexParticipanteOlá, sou novo por aqui e gostaria de tirar uma dúvida. Existem lentes IR à venda. Posso coloca-las em câmeras normais junto de um canhão de IR, ou preciso de câmeras próprias para IR? Qual seria o LUX mínimo para fazer isso? Pois tenho câmeras e micro câmeras de 0,1 Lux que gostaria que fossem IR, além, é claro, de rever suas fontes.
Obrigado. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.