Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Câmeras IP › Componentes e instalação de CFTV!
- Este tópico contém 4 respostas, 3 vozes e foi atualizado pela última vez 13 anos, 8 meses atrás por guxmao.
-
AutorPosts
-
11 de março de 2011 às 19:45 #14606guxmaoParticipante
Estou precisando de ajuda. Me foi “imposto” um desafio: instalar 16 câmeras numa escola de modo que as imagens sejam gravadas num PC instalado numa determinada sala da mesma.
Quanto ao pc não terei problemas.
Meu problema está na escolha das câmeras. Preciso de câmeras que consigam captar imagens até 12 a 15 metros de distância para as salas de aula e com um ângulo de captura de +- 90º e para os ambientes externos, de câmeras que captem bem as imagens até uns 25 metros. São ambientes bem iluminados, porém para os ambientes externos seria interessante câmeras com infravermelho. Gostaria de saber qual modelo de câmera para cada situação.
Quanto devo cobrar de mão-de-obra?
Qual placa de captura devo utilizar? (Seria viável adquirir uma placa de captura para 32Ch? Para uma possível expansão do Circuito, ou seria melhor duas placas de 16Ch?)
Qual melhor tipo de cabo a utilizar?
E outros detalhes que eu esteja esquecendo, gostaria muito da ajuda de vocês!!Desde já grato pela atenção!
11 de março de 2011 às 20:04 #35381maninhxParticipanteReferente a escolha das cameras, eu geralmente pergunto para meu fornecedor, dou as características de como quero e ele me da as opções.
Referente a mão de obra, faça um calculo de quanto te custa a hora técnica. E faça uma valor por hora, isso é um pouco de chute, pois exatamente quanto de trabalho você terá para instalar nunca irá saber, então cobre um preço justo e competitivel.Eu não conheço placa ou DVR com 32ch mas não recomendo usar apeas 1 hardaware para 16 cameras. Eu evito usar equipamentos no limite, e também acontece muito de no processo de instalação ou após, o cliente querer mais cameras, e com 16 cameras e 16 ch você ficará sem espaço para espação.
Como são várias cameras, se muitas passam pela mesmo tubulação o cabo UTP é bem útil e eficiente. Você pode ligar mais que uma camera por cabo. Te menos perda de sinal referentea distancia do cabo.
11 de março de 2011 às 20:26 #35385guxmaoParticipanteA do cabo utp eu n sabia… e quanto a fonte? qual utilizar?
12 de março de 2011 às 21:33 #35387Fernando DeschampsParticipanteOlá Amigo, vou lhe passar minha opinião!
Eu não estou mais usando as placas de captura em meus orçamentos, os equipamentos StandAlone são mais confiaveis, no seu caso um de 16 canais.
Mas se tiver que usar placa de captura, colocaria no maximo 16 cameras por computador. Se você precisar utilizar mais câmeras monte outro servidor.
Quanto as câmeras, na parte interna das salas eu utilizaria mini cameras. Ai você pode adquir uma lente de 2,8mm ou 1,9mm e testar para ver qual seria a melhor opção.
Quanto as camera externas voce pode adquirir cameras infra red de 25M e se precisar, trocar a lente da mesma para abrir mais o quadro de captura. (verifique com seu distribuidor sobre a possibilidade da trocar da lente, pois alguns modelos não dá).
Quanto a fonte eu utilizaria duas de 3,5A.
Os cabos Utp com conversor eu utilizaria apenas para grandes distancias ou locais onde você com um cabo UTP, ligar mais cameras de um local.
Na horra de efetuar o valor da mão de obra, você deve avaliar bem o local e cotar, materias como: eletrodutos, magueiras, canaletas entre outros. Basicamente eu sempre tenho um custo de configuração e instalação por camera que fica entorno de R$ 60,00 por ponto e R$ 150,00 o servidor. Fora a mão de obra da parte estrutural.Abraços
12 de março de 2011 às 22:38 #35388guxmaoParticipanteCaro adfernando, muito útil sua informação, muito obrigado!
Na questão da mão-de-obra penso bem parecido com vc, pensei inicialmente em cobrar 50 reais pela instalação de cada câmera e 150 reais pela instalação e configuração do servidor.
No caso de utilizar equipamentos StandAlone provavelmente ficará muito fora do orçamento da escola, mas irei sugerir o uso do mesmo. -
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.