Olá. Precisa para acesso externo? Pois se assim for vai precisar de IP fixo ou um serviço de ddns. Nuvem funciona mais ou menos assim = DVR se conecta num servidor na “nuvem” e o seu celular se conecta nesse servidor na nuvem.
Sobre o IP que vc comentou existem duas “faixas de IP” interno ( rede interna que geralmente tem os prefixos 192.168.0.x ou 192.168.1.x ou mesmo 10.0.0.x. ) e IP público.
Caso queira acessar via ip externamente, vai precisar saber o IP interno, liberar as portas necessárias no roteador principal, criar um endereço ddns ( para atualizar automaticamente o nº do IP público toda vez que houver troca)
Para saber o IP interno pode usar o software que veio com o DVR e fazer a busca. Infelizmente terá que estar na rede interna (local da instalação)
Ou utilizar o software de gerenciamento do DVR e verificar o IP através da configuração de rede do DVR/nvr (se o software permitir)
Se puder passar o modelo do equipamento talvez possa ajudar melhor.