Fonte ATX 250 watts

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    ends
    Participante

Olá.

Possuo na minha residência um sistema de 4 mini-cameras day/night com 4 fontes individuais para cada camera.
    Como pretendo aumentar para 10 ou 12 mini-cameras (sendo 2 com infra na frente da residência), gostaria de saber se consigo utilizar uma fonte ATX250w ou superior, de computador, somente para alimentar este sistema.

A maior distancia (4 cameras) ficaram +/- 60m da fonte, frente da residência. Demais cameras variam conforme as peças da casa.

Efetuei um teste com 3 mini-cameras com cabos de 4m cada uma e funcionou normalmente.

A idéia é eliminar as fontes individuais (baixando o custo por menor que seja) e a utilização de um nobreak SMS 1200 para proteção/queda de energia.

É possivel este projeto? Alguma contra-indicação?
    Como faço a distribuição das ligações na fonte ATX. [Ex: 3 cameras por par (12v) da fonte, já que ela possui 4 ou pares de alimentação 12v].

Obrigado.

ends
    Participante

Outra coisa: Algum problema em utilizar o nobreak 1200va para proteção, tanto no projeto com a fonte de computador quanto com as fontes individuais, para as 10/12 câmeras?

Não sei qual a potência do nobreak.

Obrigado.

Jean Magoga
    Participante

Bom Dia

Não entendi muito bem o que vc quer fazer, mais a fonte ATXde 250W e este no-break você poderá utilizar tranquilamente junto com este sistema.
    COm relação a instalação das mini cameras, caso apenas 2 delas tenham infra e a extensão do cabo não seja superior ate uns 10 ou 15 metros você pode utilizar a fonte unificada de 10A

Sandro.
    Participante
    Olá.
    Possuo na minha residência um sistema de 4 mini-cameras day/night com 4 fontes individuais para cada camera.
    Como pretendo aumentar para 10 ou 12 mini-cameras (sendo 2 com infra na frente da residência), gostaria de saber se consigo utilizar uma fonte ATX250w ou superior, de computador, somente para alimentar este sistema.

A maior distancia (4 cameras) ficaram +/- 60m da fonte, frente da residência. Demais cameras variam conforme as peças da casa.

Efetuei um teste com 3 mini-cameras com cabos de 4m cada uma e funcionou normalmente. 

A idéia é eliminar as fontes individuais (baixando o custo por menor que seja) e a utilização de um nobreak SMS 1200 para proteção/queda de energia.

É possivel este projeto? Alguma contra-indicação?
    Como faço a distribuição das ligações na fonte ATX. [Ex: 3 cameras por par (12v) da fonte, já que ela possui 4 ou pares de alimentação 12v]. 

Obrigado.

Bom, Seguinte.
    Você pode SIM utilizar uma fonte de computador para mandar energia para as cameras CFTV.
    Uma fonte de Computador tem 17 amperes no 12 volts.
    Se pensarmos em uma micro camera que usa 500 ma você conseguiria ligar 17 cameras.
    Você pode até utilizar a mesma fonte do computador não precisa ter uma fonte de computador só para as cameras.
    Sobre o nobreak de 1200VA.
    Sim, você pode utiliza-lo no CPU DVR, acredito que ele sugure uns 30 minutos só a CPU ligada na bateria.

Abraço.

Sandro.

ends
    Participante

Fica melhor de entender a minha idéia se você olhar o desenho em anexo.

A minha dúvida é se consigo utilizar esta fonte ATX 250w para efetuar estas ligações sem prejudicar o funcionamento das mini-cameras, devido as especificações da FONTE (potência, corrente, etc…)

Levando em consideração também a distância (2 mini-cameras ficam a +/- 60m da fonte).

Corro algum tipo de risco de queimar algum equipamento?
    A fonte suporta esta ligação que demonstro no desenho?

Obrigado.

ends
    Participante

Olá Sandro. Você respondeu um pouco antes do meu ultimo post. Vou testar a ligação com 10/12 cameras conforme ilustrei no desenho, juntamente com o tempo de autonomia do nobreak somente para as cameras com esta fonte. Posto os resultados aqui quando concluir.

Obrigado.

ends
    Participante

Olá. Estou postando o resultado do meu projeto com a fonte de alimentação ATX 250w (a mesma da foto acima).

Eliminei todos os pares inuteis para o projeto (3,3v e 5v) utilizando somente os pares 12v.

Para o meu projeto (10 câmeras atualmente) a fonte está funcionando perfeitamente. Está ligada a um nobreak Ragtech de 1300 juntamente com o PC (DELL Optiplex GX280 c/fonte 180w) para controle das câmeras e tem autonomia média de 45min em todo o sistema.

O “acabameto da fonte” ficou por conta de uma adaptação em uma caixa de metal de uma antiga CERCA ELÉTRICA que eu possuia.

É uma ideia boa de baixo custo (pois uma fonte ATX 250w custa entre R$ 35, e R$ 40 em Porto Alegre/RS) e ao meu ver, comporta bem um sistema de monitoramento simples com o o meu.
    Foto em anexo.

Obrigado a tds.

ecolaco
    Participante

ends, obrigado pela informação. Pretendo usar fonte ATX ao meu projeto e tinha dúvida se funcionava. Vlw

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.