Instalação Balun, HUB

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Autor
    higa79
    Participante

Boa tarde,

Tenho 16 câmeras já funcionando com cabo coaxial, em PC com placa GV800, porém a qualidade está muito ruim e já faz 5 anos que as câmeras foram instaladas.

Irei trocar as câmeras e todo o cabeamento por cabo UTP, porém pesquisei e não achei nada.

Minhas dúvidas são:

1- Se trocar o cabeamento as imagens irão melhorar, mesmo com as câmeras antigas?

2- De acordo com a imagem abaixo posso ligar até 4 câmeras por cabo certo?
    Posso utilizar um HUB comum para enviar o sinal de todas as câmeras até o PC, ou teria que utilizar algo específico? O que seria, como chama, qual recomendam?

3- Posso utilizar 1 cabo por câmera com um balun na câmera e outro no pc?

4- Caso for ligar quatro câmeras em um cabo posso emendar o cabo UTP?
    E na entrada de vídeo do PC ficaria um cabo UTP para as 4 câmeras com 4 baluns (os fios ficariam meio frágeis e expostos e tudo “solto”)?
    Apesar de gastar muito fio…

O que vocês recomendam.
    Alguém teria o esquema de como é a montagem de balun com HUB?

Obrigado!

yogi
    Participante

Olá…

A qualidade da imagem pode estar prejudicado por diversas causas.
    Pode ser por: câmeras “cansadas”, cabeamento deteriorado, mau contato dos conectores, definição do monitor deteriorado, fonte insuficiente, Placa GV deteriorado, etc…

Acho interessante fazer testes por itens, por exemplo, desconectando a câmera e ligar num monitor diferente de bom estado com a fonte nova e assim por diante com outras, inclusive a placa GV( se possuir outra).
    Porém, 5 anos acho pouco tempo, já tive várias câmeras embaçarem (brilho e contraste baixas) com mais de 10 anos de uso constante.

Já que está com intenção de mudar o cabo para UTP, pouparia esse trabalho anterior. Ligue direto nas câmeras que já estão no local e veja o que acontece. Se continuar embaçado, troque com uma nova para checar e se ficou boa, então a câmera está “cansada”.

Uso de Balun com Hub comum, eu desconheço.
    Já vi usar tanto baluns individuais ou conversores passivos ou ativos em forma de painel com vários canais.

Abraços.

donispy
    Participante

Não usa conversores de par trançado (balun) em hub ou switch. Cada extremidade do par vai um conversor passivo: A Camera 01 liga o conversor no par verde + verde branco, atente-se que existe polaridade, sempre positivo com positivo e negativo com negativo. E par próximo ao computado ou dvr coloca-se o outro par do conversor e liga-se no canal 01. Também existe a possíbilidade de conversores ativos e passivos, onde na extremidade da câmera vão os baluns individuais e no seu rack um conversor de 16 pares.

higa79
    Participante

Olá donispy.

Entendi, o ideal então é um conversor de 16 pares, minha intenção era reduzir a quantidade de cabos para não ficar com 16 cabos descendo até o PC.

Obrigado pela ajuda!

higa79
    Participante

Olá, yogi

Na verdade irei trocar todos os cabos e fiação, pois devido ao acidente de Santa Maria RS o Corpo de Bombeiros ficou mais rigoroso para emitir vistorias e devido a fiação ser antiga irei trocar tudo, a placa é novinha pois meu PC antigo queimou e a placa antiga não serviu.

Pensei que poderia utilizar até 4 câmeras por cabo para economizar, mas o ideal então é 1 câmera por cabo?

Já que não é possível utilizar um hub para economizar cabos, não há a necessidade de usar um conversor de 16 pares correto?

Posso então utilizar um cabo UTP 2 pares?

Qual câmera você indicaria? Achei algumas no Mercado Livre, 600 linhas com LED IR por R$ 65,00, ou recomenda câmera de alguma marca?

Estava pensando em colocar 3 câmeras “profissional” com lente, para filmar lugares com ângulo aberto pois as essas câmera irão ficar muito próximo ao objeto a ser filmado…campo de visão curto porém aberto. Você recomenda alguma? Ou qualquer câmera com lente já é melhor que câmera sem lente?

Abraços

Obrigado!!!

yogi
    Participante

Olá…

Não entendi.
    Vc está pensando em usar UTP de 2 pares?
    Se tem mais de 4 câmeras, porque não o cabo de 4 pares? Ou seja, um cabo para 4 câmeras.
    Pode-se optar em usar conversores independentes ou barra de conversores de 4, 8, 16 ou mais canais.
    Vou colocar um esquema de conexão com CVP(conversor passivo) de 4 canais e 4 CVP individuais.

Cameras com o valor que você citou não confio. Nem vou dizer que não presta, porque não conheço.
    Sendo mini cameras já usei vária marcas como: Tecvoz, Seco, Topway, Intelbras, etc.
    De qualquer forma deve escolher por um de CCD 1/3 Sony com maior definição possível.

Quanto as lentes para maior ângulo(campo maior) tem opção de escolher com F = 1,9 até 2,8 mm. Tudo depende da distância da camera até o objeto a ser visualizado. Tem aqui mesmo no site calculador para isso:

http://www.guiadocftv.com.br/modules/ferramentas/pag_lentes.php

Abraços.

yogi
    Participante

Não saiu esquema.

yogi
    Participante

higa79
    Participante
    yogi escreveu:
    ...

Olá, yogi

Muito obrigado pela ajuda, foi bem exclarecedor!

Estou com mais uma dúvida, nesta imagem, o cabo se divide indo cada para para sua respectiva câmera.

Minha dúvida é, o par trançado sozinho não é muito fino para ir para cada câmera? Na minha instalação cada câmera tem em média 5 metros de distância os pares trançados não iriam ficar fragilizados?

Pelo que entendi chegaria em certo ponto, corto a capa do UTP e encaminho cada par trançado para sua respectiva câmera.

Teria como emendar à partir do ponto principal e ramificar com novos cabos UTP, ou perco na qualidade?

Obrigado novamente.

Abraços

yogi
    Participante

Olá…

Não faz as emendas nem corte o cabo.

Vc leva o cabo até a camera mais distante passando próximo a outras cameras também.

Fiz uma alteração no esquema acima feito por você.

Veja que o cabo passa próximo a todas 4 cameras, terminando na última mais distante.
    Terá que retirar com cuidado respectivos pares trançados bem próximas aos conversores das cameras.
    Retire mais ou menos entre 20 a 30 cm de cada par fazendo 2 piques longitudinalmente ao cabo.
    Do pique (A) mais distante corte o par referente a camera e puxe do outro pique (B) até retirar conforme a figura.

Abraços.

higa79
    Participante

Olá yogi

Clareou tudo agora!!!

Muito obrigado pelas instruções!!

Esquema 10.

Agora ficou fácil! hehee

Abraços!!!!

Fernando
    Participante

observação voce ja tem alimentação proximo as cameras? se não puxe junto também, com o cabo utp um outro cabo para a alimentação de uma bitola boa , ou se ja tiver alimentação proximo as camera é so conectar, como esta ultimamente a laimentação 1 fonte para tudo?

higa79
    Participante
    nandoctba escreveu:
    observação voce ja tem alimentação proximo as cameras? se não puxe junto também, com o cabo utp um outro cabo para a alimentação de uma bitola boa , ou se ja tiver alimentação proximo as camera é so conectar, como esta ultimamente a laimentação 1 fonte para tudo?

Olá, nandoctba

Atualmente utilizo uma fonte para todas as câmeras, não sei se é o ideal.

Obrigado!!

De quantos Amperes é a sua fonte?

Visualizando 14 posts - 1 até 14 (de 14 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.