Guia do CFTV – Sistemas de CFTV, IP, Segurança Eletrônica, Conectividade, Informações, Fórum e Tecnologia › Fóruns › Instalação e Procedimentos › Instalação Câmeras, alimentação com fios paralelos.
- Este tópico contém 8 respostas, 6 vozes e foi atualizado pela última vez 10 anos, 4 meses atrás por HEWERTON GUIMARAES.
-
AutorPosts
-
3 de julho de 2014 às 19:51 #18475Felipe LouzadaParticipante
Pessoal,
Fiz a ilustração anexa para me ajudar nas dúvidas em relação a instalação das câmeras com a alimentação através de cabo de energia passando em paralelo:
[img width=799]http://i58.tinypic.com/2akfiwg.png[/img]
1) Posso passar o cabo paralelo no mesmo duto do cabo de video (Ex UTP)? Não gera interferência?
2) No duto, preciso de apenas de 1 fio para o neutro e 1 para o fase e depois decapo e levo a extensão até a fonte próxima da câmera, certo?
3) Se a 2) for positivo, até quantos metros eu posso mandar 110 volts e/ou quantas fontes eu posso pendurar nesses dois fios? caso tenha uma certa distância ou x número de câmeras preciso redimensionar a bitola dos cabos paralelos ou passar cabos adicionais?
Acho que é isso.
Obrigado.
Felipe.
3 de julho de 2014 às 23:23 #46487Dom CieloParticipanteOlá amigo, estou com um projeto semelhante. A diferença é que são câmeras IP e além da alimentação das câmeras, vou incluir na canaleta cabos de rede e alimentação.
Inicialmente pensei em deixar as fontes de cada câmera longe das mesmas, e distribuir a alimentação já em 12V. Problema é que a amperagem teria que ser maior, já distribuindo a rede alternada, não há este problema. Eu recomendo usar canaleta própria para isso, inclusive com distâncias certas. Colocar todos os cabos num mesmo duto provavelmente vai dar interferência. Acredito que até uns 30m, você possa usar fio 2.5mm sem problemas.
4 de julho de 2014 às 09:26 #46488Felipe LouzadaParticipanteNossa…então a recomendação é levar outro eletroduto em paralelo ao duto dos cabos que passarão o vídeo? isso encarecerá bastante o custo de infra qualquer projeto, não?
Engraçado que passo a observar bastantes outras instalações e nunca vi 2 dutos em paralelo, sempre um finalizando com uma caixinha para ligações.
Outra coisa.. só 30 metros de fio elétrico paralelo? então se eu precisar colocar uma câmera a 30 outra a 60 e outra a 90 tenho que passar 3 pares de fios paralelos?
4 de julho de 2014 às 10:53 #46491willian rafael da silvaParticipanteBom dia amigo, existem outras formas de resolver esta situação sem encarecer o projeto, uma delas seria passar junto com o cabo UTP (utilizado para o sinal de vídeo), junto com um cabo paralelo na mesma tubulação, e concentrar a alimentação em uma fonte única de 10A ou 25A próximo ao no break, como a tensão que irá passar pelo cabo paralelo é de 12v corrente contínua e não 110v corrente alternada, isso evitará que exista ruídos devido a campos eletromagnéticos.
Você irá passar o cabo paralelo por toda a extensão do caminho dividindo-o em paralelo para alimentar as câmeras (é preciso levar em consideração a distância das câmeras).
Outras empresas costumam também utilizar um ponto de elétrica próximo de cada câmera, para ligar fontes individuais eliminando a necessidade de passar outro eletroduto somente para o 110v.http://www.segurancatec.com.br
Segurança eletrônica4 de julho de 2014 às 11:36 #46494Felipe LouzadaParticipanteLegal essa dica Wil,
Você sabe se existe alguma fórmula que permita especificar a
fonte x espessura cabo paralelo x distância x número de câmeras?
4 de julho de 2014 às 21:27 #46498yogiParticipanteOlá…
Passar cabos de energia AC junto com cabo de imagens não é uma combinação boa. É o fato.
Porém, dizer que os efeitos de campos magnéticos sobre sinais de vídeo como a teoria diz, na prática, pode ser diferente.Já fiz várias instalações com variados tipos de fiações, juntos ou bem próximo dos cabos de energia AC e os resultados também variaram, algumas vezes com interferências nas imagens e outras não.
Algo que notei, sendo o resultado quase certeza de ter problemas nas imagens, quando instalado próximos dos cabos “bem energizados”, tais como aqueles que estão alimentando vários equipamentos (ventiladores, condicionadores de ar, iluminações com reatores, geladeiras, etc.)
Interessante é que uma vez passei junto na calha com sequencia de 6 lampadas HO (em um comércio) com aqueles reatores pesados, alguns até com ruidos e nada de notar problemas nas imagens.
Por tanto, diria, talvez, passar este cabo de 110V junto no duto, sendo exclusiva para alimentação das cameras não interfira nas imagens.
Mas, afinal, qual a distância, como e quantas cameras está pretendendo instalar?
Faltando alguns outros dados.Não sendo longa a distância, até daria para por uma fonte única alimentando todas.
Abraços.
5 de julho de 2014 às 16:01 #46504willian rafael da silvaParticipanteBoa tarde Louzada, existe sim uma formula, mas dependendo do seu caso, não será necessário o uso do dimensionamento, a não ser que você irá usar kilometros de cabo.
http://www.segurancatec.com.br
Segurança eletrônica27 de julho de 2014 às 21:29 #46633HenriqueParticipanteAmigo tudo depende da distancia eu mesmo por padrao sempre faço cabo de rede e cabo paralelo de 0,75 ou no maximo 1 agora 1,5 acho muito exagerado, quantas cameras vc usara? Amigo no cabo de energia você pode pendurar tgranquilamente quantas fontes você quiser (imaginando que seja um sistema de até 32 cameras) pois a corrente é continua e não a perda da mesma. Veja mais sobre corrente continua e alternada (DC e AC)
Henrique Omena
http://www.sinteligente.com.br/28 de julho de 2014 às 10:12 #46642HEWERTON GUIMARAESParticipanteOlá bom dia amigo!
Use o cordão paralelo para mandar os 12v que fica bom!
Se tiver a possibilidade de trocar a fonte, a MCM tem uma fonte regulável que vai até 14v. Você ajusta ela de acordo com a instalação.
É legal passar os cabos separados, mas se não tiver possibilidade passe junto e teste. Eu já fiz e não tive problemas.
Obrigado.
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.