Olá, alguém já implementou ou possui algum projeto para instalação de câmeras (com verba privada, paga pelos moradores) nas ruas de um bairro residencial?
O bairro não é um condomínio, é um loteamento, um bairro comum residencial.
Estou pensando nesse projeto, mas tenho algumas dúvidas. Se compensa utilizar alimentação AC paralela com a comunicação ou alimentação via PoE (mas encarece o projeto) ou alimentação independente.
E se a comunicação via fibra (exige ONU, OLT, fusão e etc), via FTP (UTP blindado, exige switchs a cada 100m de distância), além de que as duas opções exigem licença da concessionária de energia (ou prefeitura, não tenho certeza), equipamentos para cabeamento aéreo, licença da Anatel e etc. Ou comunicação via wireless (que também precisa de licença da Anatel e linha de visada).
O posicionamento da câmeras, creio que seriam 4 por lado da quadra por padrão (uma em cada ponta e duas no meio viradas para o lado oposto), vai depender da posição das árvores e etc.
Os associados pagariam uma mensalidade, para custear os equipamentos, isso garantirá o acesso as imagens em tempo real e as gravações das câmeras da própria rua. Em caso de algum assalto ou crime na região, os não pagantes só terão acesso as imagens mediante ordem judicial (como ocorre com imagens gravadas por câmeras em comércios e etc), mas isso eu acho que ainda precisar ser analisado mais profundamente.
As câmeras, inicialmente, serão câmeras IPs (talvez com PoE), compatível com protocolo ONVIF. Isso permitirá um a criação de um software próprio para acesso e gerenciamento.
A central seria um ou dois PCs com 2 ou 3 HDs de 3TBs, pelo menos no início, além de um link de internet com upload alto. A princípio não haverá monitoramento 24 horas, apenas o armazenamento e disponibilização das imagens.
Quem estiver interessado nesse projeto, fique à vontade para entrar em contato.