O helicóptero Ingenuity já se “desdobrou” em Marte para o 1º voo; veja o vídeo

Listen to this article

O pequeno helicóptero Ingenuity, que fez uma longa viagem até Marte preso ao rover Perseverance, pode realizar sua primeira tentativa de voo em breve. Enquanto o grande dia não chega, o helicóptero segue se “soltando” da parte inferior do rover Perseverance, que é onde ele ficou para se manter protegido. Agora, o Ingenuity já está com as pernas suspensas sobre a superfície de Marte e pode realizar seu primeiro voo no início de abril, provavelmente no dia 8.

Em um vídeo publicado recentemente pela NASA, é possível ver o Ingenuity sendo desdobrado enquanto continua preso à parte inferior do rover. O processo para abri-lo levou quase uma semana e foi iniciado com o Ingenuity sendo liberado da “barriga” do Perseverance. De pouco a pouco, ele foi posicionado até ficar na horizontal e, agora, o helicóptero já está com as pernas montadas e suspensas sobre o solo marciano. O vídeo foi feito pelo instrumento SHERLOC, equipado com a câmera WATSON (Wide Angle Topographic Sensor for Operations and eNgineering).

Agora, o rover Perseverance vai levar o Ingenuity para sua “base de voo”, que será uma área de 10 m² de extensão selecionada cuidadosamente para ser o mais segura o possível para a aeronave — ou seja, o local será plano e sem obstáculos. Quando este local for encontrado, o rover irá posicionar o Ingenuity e se afastar enquanto ele carrega suas baterias de energia solar. Enquanto isso, a equipe da missão vai realizar alguns testes para verificar se está tudo preparado para a tentativa de voo.

Como o Ingenuity é uma demonstração de tecnologia, ele não irá realizar estudos científicos no Planeta Vermelho. Sua missão é testar uma nova tecnologia para realizar os primeiros voos autônomos em outro mundo, o que poderá proporcionar ainda mais formas de explorar o Sistema Solar. Para isso, a equipe precisa garantir que o helicóptero vai conseguir se manter aquecido durante as noites marcianas, além de se carregar autonomamente com os painéis solares.

Além disso, eles vão verificar também se as quatro pernas do Ingenuity ficaram firmes na superfície da cratera Jezero, se o Perseverance está a cinco metros de distância e se a comunicação entre o helicóptero, o rover e a equipe está acontecendo corretamente. Durante a primeira tentativa de voo, o helicóptero deverá subir a até 3 metros de altitude durante cerca de 30 segundos, para pousar suavemente no solo. Após isso, dependendo dos resultados, a equipe poderá aproveitar a janela de 30 dias marcianos — que equivale a 31 dias na Terra — para realizar outros voos e até arriscar algumas manobras, com o Perseverance acompanhando tudo à distância.

 

 

 

 

João Marcelo de Assis Peres

joao.marcelo@guiadocftv.com.br

GuiadoCFTV

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.