Um novo ransomware nomeado “AXLocker” é capaz de criptografar arquivos e está sendo utilizado para extorsão e roubo de contas do Discord. A campanha de ransomware foi descoberta por pesquisadores da empresa de segurança cibernética Cyble.
A extorsão ou roubo de contas começa com o usuário realizando login no Discord e recebendo um código token de autenticação em seu computador. A atuação dos cibercriminosos foca em roubar esses tokens para que eles consigam assumir o controle das contas.
Após ser executado, o ransomware procura invadir diversas extensões de arquivos e excluir pastas do programa. Para roubar o token do Discord, o AxLocker atua com os diretórios abaixo:
- Discord\Armazenamento local\leveldb
- discordcanary\Armazenamento local\leveldb
- discordptb\leveldb
- Opera Software\Opera Stable\Armazenamento Local\leveldb
- Google\Chrome\Dados do usuário\\Padrão\Armazenamento local\leveldb
- BraveSoftware\Brave-Browser\User Data\Default\Local Storage\leveldb
- Yandex\YandexBrowser\User Data\Default\Local Storage\leveldb
Com o procedimento do ransomware completo, uma janela pop-up será aberta informando sobre a invasão da conta e como recuperar os dados criptografados pelos cibercriminosos.
O prazo de resgate é de 3 dias, ou 72 horas.
Caso tenha descoberto a atuação do AxLocker em seu dispositivo, a indicação é que o usuário altere a sua senha do Discord o quanto antes. Com isso, o token roubado pelo ransomware será invalidado.
Infelizmente a alteração de senha não é capaz de recuperar os arquivos roubados pelos cibercriminosos.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para notícias@guiadocftv.com.br