Google revela como será o novo buscador com IA
O Google demonstrou o funcionamento do seu buscador com a futura incorporação da inteligência artificial Bard durante o Google I/O 2023. A pesquisa deve receber os recursos de IA generativa para apresentar respostas rápidas e contextualizadas às consultas, sem que o usuário precise clicar em sites.
A Busca do Google ainda exibirá sites e anúncios, mas reservará a parte inicial da pesquisa para atender aos anseios do usuário. Isso significa que você pode procurar por questões diretas e obter respostas simples ou se aprofundar em outros links para saber mais sobre determinado assunto.
Como vai funcionar o novo Google com IA?
No exemplo demonstrado, o Google conseguiu listar uma série de atividades para se fazer “em família com crianças menores de 3 anos e um cachorro”. Esse tipo de questionamento é cada vez mais comum no buscador, mas dificilmente haveria uma resposta objetiva no padrão atual.
Com a IA incorporada, o serviço consegue dividir a dúvida em pequenas perguntas, classificar as informações disponíveis e listar tudo de maneira organizada para o leitor. Além dos dados, o Google também mostra imagens e links para as fontes das informações, assim o usuário pode obter mais detalhes se desejar.
Se a resposta não for satisfatória ou surgir uma nova dúvida, o usuário pode clicar no botão “Ask a follow up” (“Traga mais detalhes”, em tradução livre) para aprofundar no tema. A pessoa é transferida para uma nova tela com uma caixa de texto na qual pode começar a interagir com um chatbot, como se estivesse em uma conversa com o Bard ou com o ChatGPT.
A tecnologia também vai exibir algumas sugestões de aprofundamento no assunto, com outras perspectivas ou dúvidas comuns. Isso é algo que o Bing já faz e o Google não deve ficar para trás.
Compras com IA integrada
Outro ponto de destaque na apresentação do I/O 2023 foi a integração do Google Shopping às respostas do buscador. Quando alguém pesquisa por “bicicleta vermelha profissional”, a busca entende que você pode estar disposto a descobrir modelos para comprar.
Com o uso de IA, a pesquisa vai exibir informações sobre bikes profissionais e listará vários modelos com suas respectivas avaliações. Haverá o preço, as estrelas e alguns dados extras para subsidiar a sua tomada de decisão.
Segundo o Google, são mais de 35 bilhões de listagens de produtos disponíveis atualmente. Além disso, mais de 1,8 bilhão de anúncios são atualizados no gráfico de compras do Shopping para dar às pessoas resultados recentes.
Como testar a nova busca do Google?
Por ser uma ferramenta ainda em fase experimental, o Google deve lançar a ferramenta de busca de modo gradual para testadores. Inicialmente, somente os cadastrados no Google Labs terão acesso e poderão oferecer feedbacks da experiência.
Por enquanto, a busca com IA será exclusiva do Chrome para desktop e para o Google App (Android e iOS). Não há previsão de quando o layout definitivo será disponibilizado para todos, mas a expectativa segue em alta.
As inscrições para interessados em visualizar essa experiência em primeira mão devem se cadastrar, a partir desta quarta-feira (10), e aguardar a convocação por e-mail — é preciso usar uma conta pessoal, pois não há suporte a e-mails do Workspace.
João Marcelo de Assis Peres
joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’
Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br