De olho na segurança
Um novo sistema de visão computacional embarcada consegue estimar a velocidade dos veículos que circulam na mesma estrada, em tempo real, dispensando a cara, complexa e pesada tecnologia dos radares.
A tecnologia não visa a vigilância, mas dar aos veículos autônomos um novo sistema de segurança.
Os veículos são detectados e rastreados por uma rede neural profunda e por um algoritmo de rastreamento, que analisa as trajetórias de cada carro. Então, um modelo de regressão linear estima a velocidade de cada veículo com base na sua posição e no tamanho do carro conforme ele aparece no enquadramento da câmera.
Como o algoritmo pode ser alimentado pelas imagens de uma única câmera, e roda nos sistemas de informática de bordo dos automóveis, ele permitirá acionar avisos toda vez que outro veículo se aproximar perigosamente, ou detectar o risco de colisão a uma distância bem maior do que é possível com os sensores de proximidade atuais.
Além disso, o sistema estima a velocidade de vários veículos simultaneamente com uma única câmera.
“Já existiam sistemas embarcados com esta finalidade; a inovação aqui está na capacidade de integrá-lo em uma única câmera, reduzindo complexidade e os custos e, além disso, dispensando o processo de calibração,” explicou Ezequiel López-Rubio, da Universidade de Málaga, na Espanha.
A equipe está agora procurando parceiros na indústrai para os testes de campo, otimistas de que o sistema possa ser amplamente adotado pelos carros autônomos.