Tecnologia de controle de acesso: Comparando as principais tendências para 2025

Listen to this article
2025 chegou. Seguindo nosso artigo anterior comparando tendências de vigilância por vídeo para 2025, queremos fazer o mesmo para controle de acesso. Dito isso, este artigo examina e compara as principais tendências de controle de acesso para 2025 previstas por empresas de segurança.

HID

Tecnologias de controle de acesso sem toque, especialmente credenciais móveis, são um fio condutor em todas as previsões de tendências de controle de acesso das empresas para 2025. A HID , por exemplo, cita seu próprio relatório de tendências para 2025 como sugerindo que o controle de acesso está se movendo em direção a credenciais móveis, que são incorporadas em smartphones e podem ser usadas para tocar no leitor para obter acesso. A HID acrescenta que 61 por cento dos líderes de segurança em sua pesquisa identificam o credenciamento móvel como uma tendência principal, com quase dois terços implantando ou planejando implantar soluções móveis.

Enquanto isso, a HID aponta plataformas de gerenciamento unificadas como outra grande tendência de controle de acesso, onde sistemas de segurança como controle de acesso, vigilância por vídeo, gerenciamento de edifícios e detecção de intrusão são todos integrados em uma plataforma unificada em vez de trabalhar em silos. Referindo-se à sua pesquisa, a HID cita os entrevistados dizendo que unificar várias metodologias de coleta de dados seria “um pouco” ou “muito importante” (73 por cento) para sua organização.

Além disso, a IA é citada como outra tendência, com a HID observando que os agentes de IA estão sendo rapidamente adotados para aprimorar as operações de segurança, enquanto os casos de uso estão proliferando em plataformas de controle de acesso, gerenciamento de identidade, vídeo e gerenciamento de segurança.

Avigilon

Assim como a HID, a Avigilon cita o controle de acesso sem toque como uma tendência importante, promovendo-o como uma das tecnologias críticas de controle de acesso de 2025. A Avigilon, no entanto, cita certas barreiras para a atualização para um sistema sem toque, uma delas sendo um grande investimento inicial para implementar mudanças iniciais no sistema legado do usuário. No entanto, a empresa observa que os benefícios acabarão justificando o investimento, dizendo que, uma vez que os investimentos sejam feitos, os sistemas sem toque podem representar uma maneira altamente econômica, fácil de usar e segura de dar suporte ao controle de acesso.

Também semelhante à HID, a Avigilon cita a unificação como uma tendência importante no controle de acesso, dizendo que ao mesclar os recursos de vários sistemas, conjuntos mais amplos de tecnologias podem ser otimizados para aprimorar a experiência geral do usuário, ao mesmo tempo em que ajudam os gerentes e proprietários de edifícios a melhorar as métricas de eficiência energética, produtividade e sustentabilidade. A Avigilon também cita a nuvem, dizendo que o controle de acesso na nuvem é escalável e pode permitir que as equipes respondam a violações de segurança com mais rapidez e precisão. A IA é identificada como outra tendência importante, um exemplo é o uso de regras para acionar bloqueios, alarmes ou alertas após um evento de controle de acesso específico – um tipo de automação que pode ser crucial para minimizar danos.

Gallagher

Ecoando a Avigilon, Gallagher identifica credenciais móveis como uma tendência, mas disse que certos desafios permanecem. Em seu Security Industry Trends Report 2025 , Gallagher disse que, embora 48% dos parceiros de canal, consultores e parceiros de tecnologia provavelmente adotarão credenciais móveis no próximo ano, 47% dos usuários finais dizem que provavelmente não farão a mudança, citando razões como baixa confiança na criptografia de ponta a ponta; desafios com o departamento de TI em relação ao tempo, orçamento e recursos; e custo de substituição de hardware. Deixando essas preocupações de lado, Gallagher argumenta que a chave é reconhecer que, embora as credenciais móveis possam não ser universalmente aplicáveis, elas oferecem vantagens significativas para muitas empresas, especialmente aquelas que buscam aumentar a flexibilidade, a segurança e a experiência do usuário.

Gallagher também cita a nuvem como uma tendência a ser observada, dizendo que, em geral, os participantes de sua pesquisa citam maior acesso e controle, facilidade de uso e economia de custos como principais benefícios que impulsionam a migração para a nuvem, embora ainda existam barreiras em meio a preocupações com custo de nuvem, infraestrutura e segurança cibernética. Separadamente, a IA também é citada como uma tendência, especialmente porque a tecnologia melhora junto com problemas empresariais persistentes, levando as organizações a analisar como a IA pode ser incorporada em seus sistemas.

TIC

Ecoando as outras empresas, a ICT cita soluções móveis e sem toque como as principais tendências de controle de acesso de 2025, observando que a proliferação de smartphones equipados com recursos NFC e Bluetooth permite um controle de acesso rápido, seguro e conveniente e reduz a necessidade de cartões físicos ou chaveiros. Também sob a tendência de controle de acesso sem toque, a ICT menciona o reconhecimento facial, dizendo que, embora o reconhecimento facial continue sendo a forma dominante de biometria, estudos mostram um crescimento de 6% na biometria multimodal – ou o uso de vários modos de biometria para maior segurança de acesso.

Em plataformas de segurança unificadas, a ICT as reconhece como outra tendência importante no controle de acesso, dizendo que as empresas agora estão se movendo em direção a soluções unificadas que unem controle de acesso, vigilância por vídeo e automação de edifícios em um único ecossistema, o que pode ajudar as empresas a reduzir a complexidade, agilizar as operações e garantir uma abordagem de segurança mais à prova do futuro.

A TIC também cita a nuvem, especialmente a nuvem híbrida, onde as organizações têm uma maneira eficaz de modernizar suas operações de segurança usando ferramentas e software de nuvem, mantendo a infraestrutura local — uma tendência que a TIC diz que se tornará cada vez mais proeminente este ano, particularmente nos setores de saúde, indústrias governamentais e educação.

 

Origem: Asmag.
João Marcelo de Assis Peres – joao.marcelo@guiadocftv.com.br
GuiadoCFTV
Acesse nosso canal de notícias: siga o canal “GuiadoCFTV – Tecnologia, Videomonitoramento e Redes” no WhatsAppAvalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões.

Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.