Ícone do site GuiadoCFTV

Combinação de biometrias pode prevenir vazamentos de dados

Listen to this article

Impressão digital, reconhecimento facial e biometria de voz são alguns dos mecanismos mais utilizados no mercado de prevenção a fraudes.

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor, em 18 de setembro de 2021, a Agência Nacional de Proteção de Dados já confirmou mais um grande vazamento de informações pessoais. O levantamento foi feito pela empresa de segurança digital PSafe, que constatou cerca de 426 milhões de dados vazados na deep web (parte mais profunda da internet que não permite que sites sejam indexados).

Segundo estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a estimativa é que ocorra uma grande exposição como essa a cada semana no país. Isso tem gerado uma grande preocupação por parte das instituições financeiras e empresas de serviços que buscam por alternativas cada vez mais eficazes para prevenção de fraudes.

Nesse cenário, a biometria aparece como uma solução bastante acessível principalmente dentre as instituições bancárias que normalmente utilizam mais de um controle de acesso para evitar perdas financeiras. Há diversos tipos de leitura de dados no mercado como a impressão digital, reconhecimento facial e biometria de voz que, hoje, aparecem como mecanismos fundamentais para garantir uma maior segurança na identificação de pessoas.

Segundo Marcelo Peixoto, CEO da Minds Digital, empresa especializada em biometria de voz, as soluções têm um objetivo em comum que é o de prevenir qualquer tentativa de golpe por parte de fraudadores. A vantagem da biometria de voz é a captura das características únicas da voz de cada pessoa (como o timbre, altura e frequência) logo no seu cadastro na empresa, o que pode ser feito por aplicativo ou call center. Essa medida facilita a autenticação por voz a cada interação com o cliente, evitando fraudes em diferentes transações e solicitações.

“Diante de um contexto onde a voz passou a ser um instrumento comumente utilizado na autenticação de serviços e gadgets, a tecnologia de reconhecimento de voz virou um aliado mais do que fundamental na prevenção de fraudes. A Minds é uma IDtech que possibilita o mapeamento de cada indivíduo pela biometria de voz em tempo real. Dessa forma, além de melhorar a experiência do cliente na identificação dos dados, a plataforma ajuda a prevenir fraudes em operações feitas remotamente que utilizam algum tipo de reconhecimento via áudio. Hoje, são mais de 25 mil vozes computadas diariamente pela plataforma e em 64% delas, foi constatada alguma tentativa de burlar o sistema”, afirma Peixoto.

O uso de Inteligência Artificial foi imprescindível para que a plataforma conseguisse identificar vozes de clientes com eficiência em um cenário com alto volume de atendimentos.

Para atender a demanda do mercado, é necessário treinar uma rede neural específica para o cenário de cada empresa para, assim, alcançar uma precisão de até 97% nas identificações por voz, dependendo da qualidade dos arquivos de áudio.

origem: Combinação de biometrias pode prevenir vazamentos de dados (terra.com.br)

Sirlei Madruga de Oliveira

Editora do Guia do CFTV

 sirlei@guiadocftv.com.br

Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?

Importante: ‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’

Quer enviar suas notícias? Envie um e-mail para noticias@guiadocftv.com.br

Sair da versão mobile