A instalação dos equipamentos será financiada pelo Ministério da Cultura.
A segurança no Museu do Ceará, localizado no Centro da cidade, mostrou-se ineficaz no início de janeiro deste ano, quando foi furtado, do lugar, os óculos de Frei Tito de Alencar, uma relíquia histórica. Ninguém sabe, ninguém viu e nada dos óculos do homem que entrou para a história como um símbolo da resistência contra a ditadura militar brasileira. Se o Museu do Ceará contasse com sistema de vigilância eletrônica, o desdobramento, certamente, teria sido outro: ou os óculos ainda estariam no seu devido lugar – o Memorial Frei Tito, cuja sala funciona no museu situado na Rua São Paulo – ou o ladrão já teria sido identificado.
Este cenário deve mudar até o fim do ano, com a implantação de um sistema de segurança eletrônica. No total, serão investidos 23 mil reais. O dinheiro é fruto de um edital nacional do Ministério da Cultura. “Nós concorremos com um projeto específico de vigilância, que figurou entre os contemplados pelo edital”, informa a diretora do Museu, Cristina Holanda. Os recursos, segundo ela, devem chegar aos cofres da instituição em, no máximo, seis meses. “Até o final do ano, o sistema deve estar funcionando”, avisa.
Acervo inestimável
A vigilância eletrônica supre uma das maiores deficiências do Museu do Ceará. A segurança do lugar é feita por um guarda – do efetivo do batalhão patrimonial da PM – no período da manhã e outro durante a noite. Eles têm a responsabilidade de proteger um rico acervo de valor simbólico inestimável. O acervo do Museu reúne cerca de 15 mil peças, resultado de compras e doações públicas e de particulares – que incluem moedas, medalhas, quadros, móveis, peças arqueológicas, artefatos indígenas, bandeiras e armas.
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários, de suas sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
[code]
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.'[/code]