O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Firmino Filho,
declarou, na manhã deste sábado (20/06), que a entidade instalará
câmeras de vídeos nos hospitais e centros de saúde de Teresina. O
objetivo é reforçar a segurança e intimidar a violência nas unidades de
saúde.
Firmino Filho explicou que a medida está sendo tomada por conta da relação paciente/médico, que, segundo ele, é muito agressiva. "Iniciamos uma experiência nos centros básicos de saúde, com vigilância 24 horas e cerca elétrica. Outra experiência que vamos adotar é colocar câmeras nos centros de saúde e hospitais, que são prédios públicos e estão sujeitos a risco".
O presidente da Fundação Municipal de Saúde afirma que o grande objetivo é resgatar a relação respeitosa que havia entre pacientes e médicos. Para isso, a administração municipal adotará uma nova metodologia, baseada no que a FMS vem observando em Fortaleza, Curitiba e Belo Horizonte, adotada nos Estados Unidos e na Europa, de não atender pela ordem de chegada e sim pela ordem de risco. A expectativa é que o novo plano seja implantado no segundo semestre.
“A urgência não pode ser tratada como uma terra de ninguém e sim um local de encontro e de respeito. Essa é a verdadeira mudança cultural nos hospitais: resgatar a cultura em que o paciente dava seus filhos para os médicos serem padrinhos ou davam de presente uma galinha, em respeito por ele ter dado atenção e curado seu filho, por exemplo”, explicou Firmino Filho.
Origem: Jornal O Dia
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’