O primeiro modelo da nova linha é a câmera IP8161, lançada este mês, de 2-megapixel. Outros lançamentos até março de 2010 serão domes internos e externos, câmeras anti-vandalismo e câmeras para ambientes externos com grau de proteção IP66 com infra-red de até 25 metros.
A Alpha-Digi, empresa especializada em segurança digital e parceira oficial da Vivotek no Brasil, onde também monta em fábrica própria alguns modelos de câmeras IP, acaba de lançar uma nova linha de câmeras, a 8000, utilizando, pela primeira vez, o padrão de compressão de vídeo H.264, verdadeira tendência no mercado.
O primeiro modelo da nova linha é a IP8161, lançada este mês, de 2-megapixel, destinada não só a ambientes internos, como shoppings, bancos ou aeroportos, mas principalmente a ambientes externos, como estacionamentos, áreas esportivas, espaços públicos etc., – desde que utilizada uma caixa de proteção.
A IP8161 é capaz de gravar imagens na própria câmera através de cartões SD enquanto transmite, garantindo maior redundância e segurança. Embora no Brasil ainda se recorra a cartões de 32GB e 64GB, já se fala, em outros países, em Terabytes para esses dispositivos, o que aponta para possibilidades de armazenamento local quase ilimitadas.
Além disso, uma única câmera pode transmitir vídeos em tamanhos diferentes, pois trabalha com vários streamings, o que ajuda no gerenciamento de banda e infra-estrutura de um projeto.
Graças a sua alta definição de imagem, ela possui o chamado e-PTZ, configuração de Pan, Tilt e Zoom eletrônico que garante, por exemplo, que o usuário, diante de uma imagem ampliada, possa fazer um recorte e dar um zoom, tendo a sensação de que a câmera é móvel, mesmo sendo ela fixa.
Outra característica notável do modelo é o adaptive streaming. Isso permite gerenciar a câmera de forma a somente aumentar o número de quadros por segundo mediante a detecção de movimento na área coberta, o que também contribui para o gerenciamento de banda.
Embora algumas dessas características já constem no modelo IP7161, da Vivotek, somente a nova câmera possui o padrão de compressão H.264.
“Uma câmera 2-megapixel pode substituir até seis câmeras convencionais”, afirma o diretor da Alpha-Digi, Sérgio Coimbra. Segundo ele, já foram fechadas vendas do novo modelo para alguns clientes, a exemplo de um clube esportivo.
“Devemos ter novos lançamentos na linha 8000”, antecipa Sérgio Coimbra. Serão domes internos e externos, câmeras anti-vandalismo e câmeras para ambientes externos com grau de proteção IP66 (contra poeira e contra jatos d’água). Esse último modelo contará, inclusive, com infra-red de até 25 metros. Todos os modelos da linha deverão ser lançados até o primeiro trimestre de 2010.
Origem: http://www.alphadigi.com.br/
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas,
jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão.
Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’