A segurança do Carnaval em Fortaleza tem o reforço de 42 câmeras de monitoramento, 32 ao longo da avenida Domingos Olímpio, local dos desfiles oficiais, e 10 na Praia de Iracema, onde terá shows promovidos pela Prefeitura. “No nosso plano operacional, 70% são os homens atuando e 30% é o videomonitoramento, para você ter noção da importância“, diz o chefe de gabinete da Guarda Municipal e Defesa Civil, Jaques Aguiar.
Este é o terceiro Carnaval monitorado por câmeras em Fortaleza. A vigilância eletrônica atua como prevenção porque inibe a ocorrência de delitos. O monitoramento também é fundamental para orientar a ação dos guardas municipais, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“As ocorrências são visualizadas e rapidamente são repassadas para o guarda que está no corredor. Os olhos são ampliados pelas câmeras“, diz Jaques. Cada local monitorado tem sua base. Uma sala de monitoramento com três guardas acompanhando as imagens na Domingos Olímpio, outra, na Praia de Iracema. Na Domingos Olímpio, 160 guardas estarão trabalhando de hoje até terça-feira, das 13h até a madrugada.
Na Praia de Iracema, o número de guardas municipais será maior, 260. Lá, dez câmeras vigiam o público. O equipamento e a instalação são terceirizados, mas o monitoramento é todo feito pela Guarda Municipal. A partir das 13 horas deste sábado, 500 guardas municipais trabalham nos pontos de festas de Carnaval promovidas pela Prefeitura.
O Corpo de Bombeiros também dá início hoje à operação de Carnaval. São 757 homens trabalhando em todo Estado. Só na Praia do Futuro e Caça e Pesca, 230 bombeiros vão fazer a segurança dos banhistas. Outros 87 bombeiros estarão nos pontos de concentração de festas em Fortaleza.
Este ano a novidade são os dez jipes que ficarão nas praias do litoral leste e oeste. Três jetskis novos se juntam à frota que conta ainda com 86 viaturas. Três ambulâncias e um carro de resgate também são veículos novos na frota.