A polícia informou que ele tentava roubar fios de cobre para vender; Marcelo Rodrigues do Nascimento foi autuado na delegacia de Santo Amaro.
Um incêndio criminoso deixou mais de duzentas câmeras de vigilância do Recife sem funcionar. Os equipamentos são usados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) para fazer a segurança das ruas da capital pernambucana. O homem que provocou o fogo, Marcelo Rodrigues do Nascimento (foto 2), foi preso e disse à polícia que queria queimar o plástico que envolve os fios para roubar cobre.
Depois do ocorrido apenas duas das 237 câmeras de monitoramento espalhadas pelo Recife estão operando. O crime aconteceu na caixa que fica em frente ao prédio da Central de Monitoramento, no bairro de São José.
“Nós localizamos o ponto em que foi ateado fogo através das imagens. Se não tivéssemos conseguido, seria mais difícil”, falou o coronel Sérgio Viana (foto 3), gerente do Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods).
As câmeras que ficam próximas do local onde aconteceu o incêndio ainda conseguiram captar algumas imagens de Marcelo do Nascimento andando na ponte Velha. Do outro lado da rua, os equipamentos mostram o fogo. Pouco tempos depois, acontece a pane no sistema e a polícia chegou em seguida. Ele foi autuado por incêndio criminoso e crime contra o patrimônio.
“A ignorância era tamanha que ele não tinha noção do dano público que iria causar. Queria puxar o plástico para queimá-lo e pegar o cobre, mas os cabos são de fibra ótica”, disse o delegado Paulo Clemente (foto 4).
REPAROS
Desde o começo da manhã, técnicos trabalham (foto 5) para recuperar os cabos de fibra ótica que foram destruídos pelo fogo. Sem essa fiação, as câmeras de segurança da Secretaria de Defesa Social não funcionam.
De acordo com a SDS, as câmeras devem voltar funcionar no início da tarde. O coronel Sérgio Viana informou que a Secretaria irá adotar novas medidas de segurança para evitar o vandalismo contra os equipamentos.
Origem: http://pe360graus.globo.com
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante:
‘Todos os Conteúdos divulgados decorrem de informações provenientes das fontes aqui indicadas, jamais caberá ao Guia do CFTV qualquer responsabilidade pelo seu conteúdo, veracidade e exatidão. Tudo que é divulgado é de exclusiva responsabilidade do autor e ou fonte redatora.’