Crise e oportunidade, na milenar sabedoria chinesa, são palavras que se complementam. Essa frase, conhecida de todos, resume a atuação do Grupo Policom® nos últimos meses, ou mais especificamente desde que teve início a atual crise econômica mundial, em agosto de 2007.
Nesses últimos dois anos, o Grupo Policom criou novos mercados, ampliou a quantidade dos itens comercializados, assumiu o controle acionário de empresas e, com isso, conseguiu manter os mesmos níveis de faturamento, o que é uma vitória quando se considera que grande parte do portfólio é formada por produtos importados. Para 2010, a meta é crescer entre 10% e 15%.
Como explica Gilmar Miralha, presidente do Grupo Policom, a crise afetou pequenos projetos, mas “os médios e grandes cresceram, como, por exemplo, em data centers, com algumas obras se estendendo até 2010. Além de nos fortalecermos nesse mercado corporativo, criamos novas oportunidades de negócio com nossa entrada no segmento de CFTV, via parceria com a Pelco iniciada em fevereiro de 2008 e que mereceu investimentos significativos, seja na formação de estoque para pronta entrega, seja na contratação de profissionais ou ainda com formação, atualização e reforço da equipe de vendas externas, inclusive criando gerências para as verticais CFTV, indústria e corporativo”.
Em números, isso significa que, de 2007 para 2008, o faturamento do Grupo Policom cresceu 23%. Em 2008, atingiu a casa dos R$ 91 milhões, mesmo valor realizado até dezembro de 2009. O investimento em profissionais para as áreas comercial e técnica atendeu a todas as empresas do grupo. No total, 14 novos profissionais foram contratados, o que corresponde a um crescimento de 30% no número de colaboradores nessas áreas. Além disso, houve significativo investimento na formação de estoque de mais de 2.000 produtos do catálogo da Pelco..
A esses fatos se somam a mudança da sede da Paris Cabos em dezembro de 2008 e o direcionamento de sua atuação ao interior do Estado de São Paulo; a aquisição do controle acionário da Policom RS (ex- Cabosul); e o início da distribuição da linha Uniprise® da CommScope.
E mais: dos sete Estados que representam 75% do PIB brasileiro (SP, RJ, MG, RS, PR, BA, SC), o Grupo Policom está diretamente presente em quatro deles (SP, RJ, RS e PR). Além disso, atende dois outros (MG e SC) via as unidades de São Paulo e Paraná, respectivamente.
A comercialização de cabos para aplicações especiais também foi destaque em 2009. Sandro Gonçalves, diretor de vendas do Grupo Policom, afirma que entre janeiro e dezembro de 2009, “comercializamos em nossas empresas 550 mil metros de cabos ópticos Dätwyler, fabricante especializado em cabos de construção especial, livres de metais pesados (ROHS), recomendados para aplicação em industriais, gasodutos, oleodutos e túneis. O resultado comprova o grande sucesso desse produto, principalmente se considerarmos que estamos comercializando este fabricante há pouco mais de um ano e já contamos com importantes cases no Brasil como Metrô Rio, CPTM, Banco Santander, Volkswagem e Continental Pneus”.
Para 2010, o Grupo Policom continuará investindo na qualificação do corpo de colaboradores e parceiros (canais) como base para seu crescimento. Para favorecer essas ações, já em fevereiro de 2010 inaugurará o Policom Solution Center. Serão 130 m² dedicados a show room funcional das principais tecnologias ofertadas pela empresa e centro de treinamento, que atenderá demanda interna e externa.
Em termos de produtos, destacam-se algumas novidades importantes para 2010, tais como
* · linha de cabos Safety da Dätwyler, indicados para áreas com grandes aglomerações de pessoas, com potencial risco de desastres, como estágios de futebol, ginásios de esportes, estações de trem e de metrô, visando ao atendimento de projetos relacionados à Copa de 2014;
* · linha 360 SYSTIMAX, da CommScope, que se constitui solução completa de cabeamento UTP de 10G de última geração com um impecável rendimento e formatos de alta densidade e um melhor desenho ergonômico, superando os padrões do setor e apresentando funcionalidades que a transformam em uma plataforma diferenciada;
* · sistema Endura 2.0, da Pelco, que permite a codificação, a gravação e a exibição de imagens em alta definição, com garantia de interoperabilidade e desempenho, que aproveitam todos os benefícios das modernas câmeras de megapixel sem estourar o custo do sistema.
De 1992 a 1995, com o surgimento do cabeamento, “fomos formadores de opinião. Atualmente, está acontecendo o mesmo com CFTV IP e temos como nos destacar porque temos grande conhecimento de rede. Isso também ajuda os integradores a migrar para CFTV. Acreditamos que o mercado de segurança em CFTV vai ficar com TI e que os gestores de TI vão ter uma participação importante e talvez até absorver esta parte, auxiliando os gestores da área de Segurança”, prevê Luís Fernando de Oliveira, diretor Comercial e de Marketing do Grupo Policom.
Essa estimativa está fundamentada em números da Abese – Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos, hoje são 1,3 milhão de câmaras e nos próximos anos mais 140 mil por ano. A expectativa para os próximos anos é a de que o setor de CFTV cresça 3 vezes o PIB, que está sendo estimado, pelo Governo, entre 4% e 5% ao ano.
Miralha ressalta que “estamos aproveitamos nossos parceiros de cabeamento para absorver esse mercado de CFTV e também estamos conquistando novos parceiros que já atuavam em segurança e agora têm a Policom como uma opção em equipamentos de CFTV e cabeamento. Criamos um diferencial, pois antes não havia no mercado um distribuidor de CFTV com experiência em rede. Nossa meta é desenvolver esse mercado, auxiliar também o consumidor final, dando-lhe informações e formação, atuando no desenvolvimento desse mercado, principalmente do CFTV IP, de forma semelhante ao que fizemos com o mercado de cabeamento estruturado”.
Sobre o Grupo Policom
Fundado em 1995, o Grupo Policom (www.grupopolicom.com.br) é líder no mercado nacional de distribuição de produtos para Cabeamento Estruturado, direcionados a aplicações de dados, voz, vídeo e controles prediais, dos principais fabricantes do mercado, reconhecidos internacionalmente.
Com sede na capital paulista, é formado pelas empresas Policom São Paulo Policom Rio, Paris Cabos (São Paulo-SP), Policom Paraná e Policom RS (Porto Alegre-RS), mantendo representantes regionais em outras capitais brasileiras.
Contando com estrutura logística em condições de atender a todo o território nacional, o Grupo Policom oferece suporte técnico e comercial aos seus clientes. O seu corpo de profissionais participa constantemente de cursos ministrados pelos fornecedores e parceiros, mantendo-se atualizados para orientar corretamente os clientes com relação às melhores soluções de conectividade. Atualmente, o Grupo Policom possui diversos engenheiros e RCDDs entre seus colaboradores.
Origem: Katia Penteado – Vetor Comunicação
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
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