Projeto prevê a instalação de câmeras de vigilância dentro de escolas infantis
Um projeto em discussão no Congresso obriga todas as escolas de educação infantil a instalar câmeras para monitorar as crianças e professores.
Uma escola em Brasília já usa sistema de monitoramento. As câmeras estão espalhadas pelos corredores e também nas áreas de recreação. De casa, pela internet, os pais acompanham o que acontece com os filhos, que, para Edgar ficam mais "cuidadosos" na hora de contar como foi o dia.
“Agora eles têm medo de mentir. Falam a verdade com medo de serem observados”, diz Edgar Melo, pai.
As salas de aula também são monitoradas, mas só a direção tem acesso a essas imagens, usadas apenas quando há confusão entre professores e alunos. “Nós teremos como elucidar com segurança o que aconteceu, quem é culpado, quem não é, e isso inibe muito esse tipo de ação”, explica Atef Aissame, diretor geral e professor.
Outra escola valoriza, na aprendizagem, a vivência dos alunos. Por isso a palavra deles vale mais do que qualquer imagem. “Se você declara que tem uma monitoração, você tira essa naturalidade”, conta Julia Passarinho, diretora de escola.
O neto de Marisa está na escola há dois anos. Ela prefere apostar no diálogo para construir uma relação de confiança. “Você já imaginou se começar a desconfiar de tudo, da palavra do seu filho, do seu marido… a sociedade rui”, afirma Marisa Macedo, avó.
O projeto, que está na Câmara dos Deputados, obriga escolas particulares e públicas a instalar o sistema de monitoramento para crianças de até seis anos. O objetivo é coibir casos de violência na primeira infância.
Origem: Jornal Hoje
Marcelo Peres
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Escreva para mim:
mpperes@guiadocftv.com.br
Importante: