A ordem de serviço foi assinada ontem e a Prefeitura vai investir R$ 430,4 mil na compra dos equipamentos.
Os locais escolhidos para a instalação são estratégicos: de grande movimentação de pessoas, como escolas e postos de saúde, e também há pontos onde a criminalidade é maior. Dentro de 60 dias, mais 20 câmeras de monitoramento devem começar a funcionar na cidade.
A previsão é de as obras de instalação iniciem no próximo dia 14. A ordem de serviço foi assinada ontem e a Prefeitura vai investir R$ 430,4 mil na compra dos equipamentos. A empresa escolhida para fornecer os aparelhos é a Aufec Automação e Segurança, de Mato Grosso.De acordo com o secretário de Administração, Olívio Beltrão Júnior, a aquisição faz parte do Projeto Jaraguá Digital e tem o objetivo de auxiliar a Polícia Militar no combate à criminalidade. Há cerca de um ano, funcionam na cidade 20 câmeras de monitoramento adquiridas pelo governo do Estado. Os aparelhos já ajudaram a flagrar furtos, arrombamentos e tráfico de drogas.“Os locais escolhidos são de grande movimentação de pessoas, como escolas e postos de saúde, e também há pontos onde a criminalidade é maior”, comenta Beltrão. As áreas foram selecionadas em parceria com os Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança).O primeiro passo para a implantação será a colocação dos postes para afixar os equipamentos. A expectativa da Prefeitura é de este trabalhe comece dentro de 15 dias.
Em seguida, será aberta licitação para interligar a rede de transmissão de dados dos pontos selecionados à Central de Emergência da Polícia Militar, onde as imagens são visualizadas. Em seguida serão instaladas as câmeras. “São equipamentos de alta qualidade, que permitem giro de 360º e alcance que garante boa visibilidade à noite”, ressaltou Beltrão.Para o comandante interino do 14º Batalhão da Polícia Militar, Rogério Vonk, as câmeras são uma ferramenta eficaz contra o crime. “As imagens auxiliam muito no trabalho da PM. Percebemos uma redução nos índices de criminalidade no tempo em que as outras câmeras estão funcionando”, avalia.No entanto, ele destaca a necessidade de um efetivo maior para fazer a visualização das imagens. Hoje, a corporação não conta com policiais que se dediquem exclusivamente a este serviço. “Seriam necessários seis policiais para realizar o monitoramento 24 horas por dia”, afirmou.
Origem: Jornal Correio do Povo/MS
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: