Expectativa é de que a segurança aumente, principalmente, para as pessoas que utilizam o transporte coletivo na cidade. Com o objetivo de aumentar a segurança, câmeras de vigilância foram instaladas nos terminais de ônibus e em ruas de grande circulação de pessoas em Colombo, na região metropolitana de Curitiba (RMC).
Ao todo, 25 equipamentos foram espalhados pelo município. Uma central de controle e monitoramento recebe as imagens que são gravadas 24 horas por dia. Em caso de alguma movimentação estranha, a polícia é acionada.
O investimento total para a instalação da central e das câmeras foi de R$ 500 mil. Imagens de 25 câmeras instaladas em Colombo são enviadas para uma central de monitoramento. A expectativa é de que os equipamentos de vigilância possam trazer benefícios, principalmente, aos frequentadores dos terminais do Alto Maracanã e do Guaraituba.
Conforme mostrou uma reportagem do telejornal ParanáTV, da RPC TV, os locais apresentam más condições em razão dos atos de vandalismo. Além disso, gangues já foram flagradas fraudando a venda de passagens e até utilizando drogas.
Curitiba
Cerca de 100 câmeras de segurança monitoram as ruas de Curitiba. As imagens captadas pelos equipamentos são monitoradas em conjunto pela Polícia Militar, Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran) e Secretaria Municipal do Urbanismo em um Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico de Curitiba (Cimec). Até o primeiro semestre de 2011, o número de equipamentos deve aumentar para 150.