Câmeras ajudam a reduzir alarmes falsos
TeleAtlantic passa a incorporar aos seus sistemas de alarmes e proteção o software de videomonitoramento Visionica1 para reduzir os alarmes falsos de invasões – que chegam a 90%.
De acordo com José Vasconcellos, sócio-diretor da TeleAtlantic, a maioria dos sinais de alarme de invasão é falsa e, por isso, o uso de imagens nas localidades monitoradas irá contribuir sensivelmente para a interpretação e para a tomada de decisão de acionar a polícia ou não. "Com os nossos operadores acessando as imagens dos estabelecimentos, poderemos verificar a veracidade do sinal do alarme e isso irá reduzir drasticamente os chamados falsos", aponta o diretor.
"O software Visionica1 permitirá à Teleatlantic e aos clientes ver as imagens remotamente de qualquer computador e de qualquer lugar. Isso é um grande diferencial do software – que é baseado na tecnologia de cloud computing – e será um valor competitivo importante para a nossa empresa. Além disso, o software é compatível com várias marcas de câmeras e opera com todos os protocolos, dando total flexibilidade na adoção dos equipamentos", declara Vasconcellos.
"Num cenário anterior, nós íamos à casa do cliente, fazíamos uma análise de risco, sugeríamos a instalação de equipamentos adequados ao ambiente e o conectávamos a uma Central de Monitoramento 24 horas. Ao receber sinal de alarme, tínhamos como procedimento avisar ao cliente e à polícia", relata Vasconcellos.
Com a aliança entre a TeleAtlantic e a Visionica, a TeleAtlantic passa o oferecer o software de vídeomonitoramento aos seus clientes finais. O acordo entre as empresas para este serviço é exclusivo para os estados de São Paulo e Rio de Janeiro. "A partir de agora, passaremos a oferecer à nossa base de clientes e às novas vendas o software e/ou o sistema de CFTV – Circuito Fechado de Televisão – completo como serviço agregado e a solução será integrada ao sistema de monitoramento de alarme", exemplifica o executivo.
A TeleAtlantic tem como meta de comercializar o software para 30% da sua carteira – composta por 20 mil clientes no Brasil – nos primeiros seis meses de operação. "O Visionica1 atende as necessidades tecnológicas da nossa central de operações por ter uma interface fácil de instalar e de usar, simplificando também a adoção para os nossos clientes", celebra Vasconcellos.
Dados do Mercado
Segundo a ABESE, no Brasil existem mais de 8 mil empresas atuantes no segmento de sistemas eletrônicos de segurança que geram cerca de 100 mil empregos diretos e mais de 1 milhão indiretos. Aproximadamente 450 mil imóveis são monitorados por sistemas eletrônicos de alarmes no país e, nos últimos 9 anos, este segmento tem crescido em torno de 13% ao ano. Em 2008, este segmento movimentou 1,1 bilhão.
Sobre a Visionica
Fundada em 2005, a Visionica é uma empresa de software baseada na tecnologia cloud computing na área de vigilância e monitoramento remoto. Seu público-alvo são empresas de todos os tamanhos e diferentes ramos de atividade e também usuários domésticos.
A Visionica utiliza o modelo de Cloud Computing (Computação em Nuvem) que permite a oferta de soluções com alta disponibilidade e desempenho, sob demanda. Pela Internet, o usuário acessa o sistema com login e senha e assiste ao vídeo da zona monitorada, sem ter de instalar aplicativos localmente ou investir na compra da infraestrutura tecnológica. Os vídeos podem ser gravados e armazenados remotamente, em Hosting Centers, com garantia de operação ininterrupta (24x7x365), redundância e segurança.
A empresa também oferece alarmes pré-configurados para um monitoramento pró-ativo do funcionamento dos recursos. Empresas que já possuem um parque de câmeras instalado também podem contratar os serviços de gerenciamento e armazenamento remotos de vídeo.
www.visionica.com