Distrito Federal tem uma câmera de vigilância para cada dez habitantes
Número inclui equipamentos utilizados para fins particulares (residências, estabelecimentos comerciais e condomínios) e implantados em áreas públicas.
A Associação Brasileira das Empresas de Sistema Eletrônico de Segurança (Abese) realizou um levantamento sobre a quantidade de câmeras instaladas no Distrito Federal, com bases em dados de 2009, e mostrou que a cidade tem cerca de 250 mil câmeras de vigilância, o que representa uma média de dez habitantes para cada câmera. O número inclui equipamentos utilizados para fins particulares (residências, estabelecimentos comerciais e condomínios) e implantados em áreas públicas.
De acordo com o vice-presidente da Abese, Augustus Von Sperling, a sensação de insegurança tem motivado os brasilienses a investir na instalação de câmeras. O executivo avaliou ainda que a cidade tem uma grande concentração de órgãos públicos e que a renda per capita de Brasília é uma das mais altas do País. “Um sistema de vigilância simples com quatro mini-câmeras e gerenciado por computador sai por cerca de R$ 2 mil”, revela.
O mercado de segurança eletrônica cresce, em média, 15% ao ano no Distrito Federal. Segundo a Abese, em 2010, o setor movimentou U$ 1,5 bilhão. Von Sperling ressalta que a instalação dos equipamentos não é suficiente para conter o aumento da violência, mas concorda com a eficácia da tecnologia na identificação de criminosos.
Origem: http://www.revistaip.com.br/article.php?a=874
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: