Cidades da região de Londrina adotam câmaras de segurança
O programa conjunto visa implementar a segurança nos municípios através da vigilância dos pontos onde a incidência de crimes é maior.
O prefeito de Rolândia e presidente do Consórcio Intermunicipal de Segurança de Londrina e Região (CISMEL), Johnny Lehmann esteve na Câmara dos Vereadores de Londrina na última terça-feira, a convite dos vereadores, para falar sobre os critérios utilizados para a aquisição de câmeras para monitoramento de segurança nas cidades que integram o consórcio.
O Cismel está concluindo a compra para 180 câmeras para os 10 municípios da Região Metropolitana. As câmeras serão distribuídas assim: Londrina (30), Apucarana (27), Cambé (23), Sertanópolis (22), Arapongas (20), Rolândia (15), Tamarana (13), Ibiporã (10), Bela Vista do Paraíso (10) e Jataizinho (10).
O programa conjunto visa implementar a segurança nos municípios através da vigilância diuturna dos pontos onde as estatísticas indicam maior incidência de crimes e frequência de pessoas que têm fichas policiais que as indicam como perigosas para a sociedade. Esse monitoramento proporciona segurança aos cidadãos que transitam pelos locais e propiciam às autoridades policiais a oportunidade de agir imediatamente quando verificam alguma ação criminosa. E ainda ajuda a identificar as pessoas envolvidas em ilícitos flagrados pelo olho eletrônico.
Os vereadores questionaram o presidente que informou que tudo foi estabelecido pelo Ministério da Justiça. “Não há o que discutir. O número de câmeras foi estabelecido por um trabalho de uma equipe técnica do Ministério da Justiça, seguindo as normas do Pronasci, em parceria com as polícias Civis e Militares de cada cidade”, afirmou Johnny. Ao final da sessão, os vereadores aplaudiram e cumprimentaram o presidente Johnny Lehmann e cobraram do prefeito de Londrina Barbosa Neto uma maior participação da prefeitura no processo do Consórcio.
O Cismel, primeiro consórcio de municípios do Brasil a receber dinheiro fora das regiões das capitais brasileiras para essa área da segurança pública, busca junto ao Governo Federal recursos disponíveis no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).
(Portal H News/PR – 28/04/2011)
Origem: http://www.abese.org.br/clipping03-05-2011/
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: