Governo do Rio instala central de monitoramento para combater sonegação fiscal nas divisas do estado
Novo centro conta com câmeras de visualização 360º que fiscalizam a circulação de veículos de carga.
O governo do estado do Rio de Janeiro anunciou o funcionamento do Centro de Comando e Controle, instalado no Posto Fiscal Nhangapi, em Itatiaia, para intensificar o combate à sonegação fiscal e a fiscalização nas divisas do estado. A central está localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo e registra um tráfego diário de pelo menos 5 mil caminhões de carga.
O novo centro, que desde janeiro passa por testes, conta com 35 câmeras, sendo duas do modelo speed, que permite uma visualização de 360º. Os equipamentos monitoram a circulação de veículos de carga que tentam escapar da fiscalização por estradas vicinais e a entrada de mercadorias ilegais como armas, drogas e produtos piratas. A unidade começou a funcionar no início deste mês e, na primeira semana, um motorista de caminhão já foi flagrado e multado por ocultação de documentação fiscal.
De acordo com o subsecretário de estado de governo e coordenador-geral da Operação Barreira Fiscal, Reynaldo Braga, a central multiplica a visão do Poder Público. Em um ano, a operação contribuiu para o aumento da arrecadação estadual em R$ 1,2 bilhão, por meio do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), e aplicou mais de R$ 216 milhões em multas por sonegação de impostos. A operação ocorre todos os dias da semana e conta com 130 auditores fiscais, 193 policiais, 145 agentes da secretaria de Governo, além de 50 agentes fazendários
Origem: http://www.revistaip.com.br/article.php?a=880
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: