Hospital quer instalar câmeras para monitorar atendimento na recepção
Barra Bonita – A direção do Hospital e Maternidade São José, em Barra Bonita (68 quilômetros de Bauru), estuda a possibilidade de instalar câmeras de áudio e vídeo na recepção da entidade com objetivo de monitorar a qualidade do atendimento e fiscalizar o tempo de espera – principais alvos de reclamação dos usuários.
A ideia foi apresentada pela diretoria do hospital ao presidente da Câmara, José Jairo Meschiato (PRB), e aos vereadores Marcos Oliveira dos Santos (PP) e Edson Souza de Jesus (PRP) em reunião realizada na semana passada, motivada pela apresentação de Moção de Apelo por Souza na sessão ordinária do último dia 6.
No documento, o parlamentar pedia intervenção da prefeitura junto à administração do hospital para contratação de profissional com curso humanitário para atendimento. Na justificativa, ele relatou casos em que pacientes sofreram constrangimentos durante a triagem realizada na portaria. Em seu discurso na tribuna, o legislador sugeriu a suspensão do repasse mensal de R$ 265 mil ao hospital caso o problema não fosse resolvido.
A diretoria do São José estima em R$ 1,5 mil o custo para a compra dos equipamentos, porém estuda medidas para arrecadar o valor, uma vez que as finanças atuais estão comprometidas. Segundo dados da administração, cerca de 30% dos atendimentos do Pronto-Socorro são efetuados para as mesmas pessoas.
Para desafogar as quatro mil consultas mensais, a aposta é a descentralização do serviço. “Temos que conscientizar a população para procurar atendimento nos postos de saúde ao invés do pronto-socorro, que deve ser utilizado apenas nos casos de urgência e emergência”, afirma o presidente do São José, José Alves. Ele também diz que o hospital está próximo de contratar assistente social para trabalhar na portaria.