Lei exige instalação dos equipamentos para monitorar ações dos policiais. Frota nova de duas mil viaturas estará nas ruas da cidade até setembro.
Até o final do ano, os novos carros da Polícia MIlitar do Rio de Janeiro estarão equipados com câmeras que vão monitorar a ação dos policiais. A informação é da Secretaria de Segurança, que explicou que a nova frota de dois mil carros estará nas ruas da Região Metropolitana do Rio até setembro.A instalação de câmaras para monitorar o trabalho dos policiais em ação acontecerá em obediência a uma lei de 2009, do deputado Gilberto palmares (PT), que prevê ainda o arquivamento das imagens por dois anos. Mas, segundo a secretaria, esse prazo pode ser reduzido."As ocorrências que forem detectadas serão expurgadas desse grande arquivo e serão arquivadas em local separado. Mas as imagens que, em princípio, não forem reclamadas, e nas quais nada tiver sido detectado, serão guardadas entre 60 a 90 dias", disse Edval Soares, subsecretário de Modernização Tecnológica.O deputado Gilberto Palmares admite discutir o novo prazo."Podemos fazer uma negociação que não exija um tempo tão longo, mas acho que dois meses pode ser um tempo muito reduzido", falou.
Computador de bordo
Outra novidade anunciada pela secretaria é que algumas das viaturas do 5° BPM (Harmonia), na Gamboa, Centro da cidade, já têm computadores de bordo para o registro das ocorrências. O policial pode, do computador da viatura, saber se um suspeito preso tem antecedentes criminais."Quando o policial der o ‘enter’, automaticamente cairá no sistema na Delegacia Legal", explicou Edval Soares.O coronel Álvaro Garcia, chefe do Estado Maior da PM, anunciou nesta quarta-feira que os novos modelos de viatura policial terão ar-condicionado e serão mais resistentes à colisões traseiras. A nova frota também terá mais espaço e conforto para os agentes.