De acordo com levantamento, foram registradas 40% menos ocorrências.A Prefeitura de Curitiba divulgou material afirmando que a instalação de câmeras de segurança na região central, parques e terminais de ônibus vem reduzindo o número de ocorrências policiais nos pontos monitorados.
Segundo a nota, as prisões em flagrante feitas pela Guarda Municipal caíram 40% entre 2008 e 2010. Em 2008, foram 151 flagrantes e no ano passado, 92.
"Os números significam que as câmeras estão inibindo ações criminosas", afirma o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso. Atualmente, 88 câmeras de segurança estão em operação em Curitiba, sendo 45 na região central e outras 43 distribuídas pelas nove Regionais.
“Hoje, o monitoramento eletrônico é fundamental no combate à criminalidade. Além de ser um instrumento poderoso nas ações dos órgãos de segurança, a própria existência das câmeras já assusta os criminosos”, acrescenta o diretor da Guarda.
O uso e tráfico de drogas continuam sendo as ocorrências mais registradas através do sistema de monitoramento eletrônico. Das 266 ocorrências detectadas pelas câmeras nos primeiros seis meses deste ano, 126 envolvem consumo ou venda de drogas.
“Apesar de toda campanha de prevenção, as drogas ainda continuam sendo o principal motivador de ocorrências”, comenta o diretor da Guarda, Odgar Cardoso.
As pichações, com 17 ocorrências, aparecem em segundo lugar no mapa das câmeras de segurança em 2011.