Terminais de ônibus em Campo Grande terão câmeras de segurança
Sistema deve começar a funcionar em setembro. Intenção é reduzir ação de criminosos contra o transporte coletivo.
A rotina de passageiros do transporte coletivo e a movimentação em algumas ruas e avenidas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, serão monitoradas por câmeras de vigilância. De acordo com a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), o sistema deve começar a funcionar em setembro.
A tecnologia deve também ir para as ruas da cidade. Segundo o diretor-presidente da Agetran, Rudel Trindade Júnior, em agosto o processo de licitação deve ser concluído, e até o final do ano, a previsão é de que cerca de 20 câmeras sejam instaladas em pontos críticos da cidade. O monitoramento será realizado provisoriamente pela Agetran. O governo federal já liberou verba para que a antiga sede da agência se transforme na central de monitoramento do circuito de segurança nas vias públicas. Mais de R$ 2 milhões serão investidos no projeto.
Nove câmeras já são utilizadas para gravar 24 horas por dia as ruas mais movimentadas do município. Além disso, mais de R$ 1 milhão foram investidos e o sistema possibilita identificar com precisão a cor, a placa do veículo e até pedestres. A Polícia Militar é responsável pelo monitoramento e constata que o índice de criminalidade reduziu, assim como o de acidentes. Segundo a polícia, houve uma diminuição de 80% dos acidentes em dois meses de testes.
Engº Marcelo Peres
mpperes@guiadocftv.com.br
Editor do Guia do CFTV
Avalie esta notícia, mande seus comentários e sugestões. Encontrou alguma informação incorreta ou algum erro no texto?
Importante: