Licitação para contratação dos links para instalação de mais 21 câmeras deve ser aberta na próxima semana.
Por enquanto, nove funcionam. Em até 90 dias, o sistema com as 30 câmeras digitais de vídeomonitoramento eletrônico de São José deve estar completamente concluído. Do total dos equipamentos, até agora apenas nove foram instalados. A licitação para a contratação dos links para permitir a comunicação entre as outras 21 câmeras e a Central de Monitoramento será aberta na próxima semana. As informações são do coordenador do Sistema de Vídeomonitoramento Urbano da SSP (Secretaria de Segurança Pública), tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco.
Há três meses guardadas na sala do secretário Municipal de Segurança, Defesa Social e Trânsito, Sanderson de Jesus, as 21 câmeras de monitoramento foram transferidas, na noite dessa segunda-feira, para o almoxarifado da Dalfi (Diretora de Apoio Logístico e Financeiro), Centro de Florianópolis. “Solicitamos a transferência à Polícia Militar porque estávamos com problemas de espaço e também para que tenham mais proteção. São equipamentos fáceis de carregar e caros, adquiridos com recursos próprios”, conta o secretário, que assumiu a pasta há cerca de 15 dias.
Sanderson questiona a demora na licitação dos links por parte da SSP e cobra um cronograma de trabalho. “Os Consegs e os moradores cobram a instalação dessas câmeras e precisamos de um cronograma, não sei qual a dificuldade em licitar os links. Afinal, gastamos R$ 250 mil nessa aquisição”, diz. O secretário acredita que uma vez concluído, o sistema também ajudará no controle de atos de vandalismo e depreciação do patrimônio público. “Na semana passada um ônibus bateu em uma das torres de monitoramento e não conseguimos identificá-lo, porque a câmera ainda não está instalada”, conta, referindo-se ao equipamento na avenida Presidente Kennedy com a Central do Kobrasol.
(Portal ND Online/SP – 11/08/2011)